SINDIPI/Notícias/Inspeção nos barcos de pesca começa até o final de fevereiro

Notícias

Publicado em 07/02/2018

Inspeção nos barcos de pesca começa até o final de fevereiro

O trabalho dos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina -  Cidasc no processo de inspeção das embarcações de pesca começa logo após o treinamento dos técnicos. Uma profissional do Ministério da Agricultura já foi escalada para prestar todas as orientações aos profissionais. Ela deve chegar ao Estado logo depois do carnaval e será a responsável pelas explicações aos técnicos.

Segundo o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, 5 profissionais da companhia foram designados para o trabalho de inspeção, marcado para começar até o final do mês de fevereiro. A data de término ainda depende da entrega do cronograma de visitas, organizado pelo SINDIPI, parceiro da Cidasc nesta força-tarefa.

“Nós já recebemos do Ministério da Agricultura os cadastros onde constam itens como: condições do barco, cadastro de GPS, situação de higiene sanitária e capacidade de frios. Depois, vamos elaborar um relatório de cada embarcação visitada, repassando isso ao Ministério da Agricultura. Cabe ao Mapa liberar as exportações e fornecer o certificado”, finalizou o presidente.

Na manhã desta quarta-feira, 07, o presidente da Cidasc esteve em Itajaí e visitou o sindicato, juntamente com o seu corpo técnico. Enori Barbieri participou de uma reunião com representantes da entidade e das indústrias associadas ao SINDIPI. Na oportunidade, falou da parceria com o Ministério da Agricultura e do desejo da Cidasc em colaborar com o setor pesqueiro, agilizando este processo de exportação.

O anúncio da atuação da Cidasc no processo de vistoria dos barcos em Santa Catarina foi feito nesta terça-feira,06, em Florianópolis. De acordo com a Secretaria da Agricultura e Pesca do Estado, a certificação da Cidasc terá abrangência em toda a costa brasileira, podendo ser feita inclusive em barcos de outros estados que descarregam pescados em Santa Catarina.