21 de novembro : Dia Mundial da Pesca

Em 1998, foi instituído que o dia 21 de novembro seria o Dia Mundial da Pesca, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a celebração tem como objetivo “sublinhar a importância fundamental deste setor para a economia”.  O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI, representa há 40 anos o maior e mais organizado polo pesqueiro do Brasil, com a bandeira da manutenção da Pesca Sustentável e Rentável. Isso significa fomentar toda a cadeia produtiva pesqueira, muito mais ampla e complexa do que julga o senso comum.

Por exemplo, cada armador emprega não só os tripulantes, mas também redeiros, encarregados, caminhoneiros, calafates, estaleiros, empresas de tecnologia pesqueira, mercados que fornecem o rancho para a tripulação, postos de abastecimento de óleo diesel marítimo, fábricas de gelo, redes, caixas de plástico e papelão, entre tantos outros.

Já as indústrias de beneficiamento, além de absorverem as produções da frota nacional, também empregam milhares de pessoas direta e indiretamente. São empresas que seguem rígidos padrões de qualidade, contando com a supervisão de engenheiros de alimentos e de produção, médicos veterinários e tantos outros colaboradores comprometidos com a excelência do produto final.

Por isso, com a aproximação da data, o SINDIPI quer ressaltar seu comprometimento com todos esses homens e mulheres que diariamente trabalham para manter essa cadeia produtiva que traz tantos benefícios para a população, econômica e socialmente. Ao comer um pescado, queremos que o consumidor final se lembre, que ele está se alimentando da melhor e mais saudável proteína animal, bem como, impulsionando um Setor que se orgulha do seu trabalho e não mede esforços para continuar se desenvolvendo de forma sustentável.

Elencamos cinco das diversas ações realizadas pelo SINDIPI somente neste ano:

1- Elaborou um material inédito no Brasil, o “Manual de boas práticas de higiene e manuseio de pescado a bordo”, que será utilizado também, como material didático para um treinamento que será oferecido gratuitamente para as tripulações dos barcos associados ao SINDIPI.

2- Produziu com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL, um “Guia fotográfico das principais espécies de raias capturadas no Sudeste e Sul do Brasil, nas pescarias comerciais” que também foi distribuído para as tripulações.

3- Participou, através de seu presidente José Jorge Neves Filho  e seu corpo técnico, formado por oceanógrafos e engenheiros de alimentos, de diversas reuniões regionais, nacionais e internacionais, com a comunidade científica e órgãos reguladores da Pesca.

4- Apoiou diversas iniciativas, como o  Projeto Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe – REBYC II – LAC, sendo reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura como parceiro do Projeto.

5- Trabalha incansavelmente, desde o início da pandemia da Covid-19, para que toda a cadeia produtiva pesqueira da nossa região  trabalhe com segurança e não pare de abastecer a população com alimentos saudáveis.

pesca