Aviso: cabos submarinos

Os representantes da Globonet e IPG, Stephen Drew e Luiz Souza visitaram o SINDIPI no dia de ontem (03), para divulgar o material com coordenadas disponíveis AQUI e AQUI, que apontam as posições geográficas dos cabos submarinos de comunicação. Os cabos submarinos da empresa Globonet e IPG transportam grande parte do tráfego de telecomunicação internacional no Brasil, incluindo internet e telefonia.

Esses cabos podem ser danificados no momento da ancoragem dos barcos, além de arrastados pelas redes de pesca e outras atividades no fundo do mar. Caso a sua âncora ou rede de pesca prenda em algo que possa ser um cabo, por favor, não tente levantá-lo, pois ele pode causar sérios riscos à tripulação, embarcação e ao cabo.

O peso e a tensão do cabo podem afetar seriamente a estabilidade do barco, pois eles carregam até 12 mil volts de eletricidade. O que pode resultar na perda da sua âncora ou equipamento de pesca. Além disso, caso o cabo seja danificado intencionalmente ou por negligência, o responsável terá que arcar com os altos custos de reparo.

aviso