Mar calmo não faz bom marinheiro

É de conhecimento comum que mar calmo, não faz bom marinheiro. No entanto, a pesca não depende só de quem pesca, mas também de quem nos permite pescar. Recentemente, em um evento em Foz do Iguaçu, pedi aos membros das universidades ali presentes, que trouxessem soluções para nosso setor, ao invés de mais proibições baseadas em estudos feitos atrás de mesas de escritórios.

Precisamos melhorar a eficácia do monitoramento e controle da atividade pesqueira e para isso, é necessário conhecer a fundo o setor pesqueiro. Sempre sugiro que pesquisadores, estudantes, funcionários públicos e autoridades ligadas ao setor, façam o esforço de conversar com nossos pescadores. Eles são os maiores detentores de conhecimento sobre o nosso ofício e sem seus conhecimentos, conquistados na prática, com sacrifícios e muito trabalho, sempre estaremos atrás dos outros países, que prezam pelo fomento das suas produções nacionais.

Espero que esse clamor seja atendido e que mais pessoas com boa vontade venham enriquecer a pesca com as inovações e soluções que nosso setor tanto precisa e merece. No mais, aproveito a oportunidade para desejar a você e sua família boas festas de final de ano. Nos vemos em 2022!