Vacinas antitetÂnica e de difteria para pescadores; Rota marítima liga Ceará à África, cotação do

Saúde - Secretaria de Saúde vai ao rio Itajaí-Açu fazer atendimento aos pescadores (09/10/2007 09:41:21) Dando continuidade as atividades de prevenção e promoção da saúde do pescador, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí (SMS) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) organizam ação no rio Itajaí-Açu. Nesta terça e quarta-feira duas lanchas cedidas pelo Cepsul irão levar uma equipe de profissionais para aplicar vacinas antitetÂnica e de difteria.

As saídas acontecem das 8 às 11h e das 14 às 17 horas. A visita visa atender os trabalhadores da pescas que estejam a bordo de barcos atracados nas margens do rio e demais pescadores que se encontrem nos trapiches ao longo do trajeto. ``Trata-se de um amplo projeto que tem por objetivo dar atenção especial a esses trabalhadores´´, afirma a secretária de Saúde Nausicaa Morastoni.

Além das vacinas os servidores da SMS entregarão preservativos e material educativo. Fará parte da equipe uma enfermeira e um agente de prevenção em saúde. Vale lembrar que a ação originou-se da primeira Semana da Saúde do Pescador, ocorrida no início do mês, na sede do sindicato.

COTAÇÃO DÓLAR
09/10/2007 - 14h20
Bovespa sobe 1,18%, pouco antes de ata; dólar retrai para R$ 1,80
EPAMINONDAS NETO
da Folha Online
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) pode encerrar os negócios desta terça-feira em nova marca histórica, o que representaria o 39º recorde somente neste ano. Contribui para o bom humor dos investidores o desempenho favorável das Bolsas americanas, referência global para as Bolsas de Valores.
O Ibovespa, principal indicador da Bolsa brasileira, avança 1,18%, aos 63.400 pontos. O volume financeiro é de R$ 3,04 bilhões.
O dólar comercial é cotado a R$ 1,804 para venda, com retração de 0,77%. A taxa de risco-país marca 161 pontos, em declínio de 0,61%.
O Banco Central voltou a intervir no mercado, com um leilão de compra de moeda, após interromper por praticamente dois meses uma rotina diária dessas operações. Profissionais de mercado não acreditam que a volta dos leilões regulares barre a tendência predominante de queda, vigente para as taxas cambiais.
Investidores contam as horas para a divulgação da ata do Fomc, o equivalente americano do Copom, que vai detalhar os motivos que levaram a autoridade monetária dos EUA a a reduzir a taxa básica dos juros em 0,50 ponto percentual --para 4,75% ao ano-- surpreendendo boa parcela do mercado.
O mercado confia que o documento traga números e avaliações que reforcem a expectativa de que o Fed (o banco central dos EUA) vai promover uma nova rodada de afrouxamento da política monetária ainda neste mês.

Rota marítima liga Ceará à África
A nova linha de navegação feita pelo navio Santo Antão, há uma semana, partindo do porto do Mucuripe (Fortaleza), abastece o mercado de Cabo Verde (costa ocidental da África) com 2.200 toneladas de mercadorias cearenses por mês

O Ceará redescobriu o caminho marítimo para a África. Há uma semana, o navio Santo Antão estabeleceu uma linha regular de navegação que conduz produtos cearenses, a partir do porto do Mucuripe (Fortaleza), para cinco ilhas que compõem Cabo Verde (costa ocidental africana). O percurso, inicialmente feito em 2004 e em direção a apenas uma das dez ilhas totais da região, tinha-se perdido nos anos seguintes. Ontem, em almoço na Companhia Docas do Ceará (CDC), o cônsul geral da República de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, formalizou a nova rota.

Agora, um vez por mês, cerca 2.200 toneladas de produtos cearenses devem cruzar o oceano, em seis dias, e aportar nas ilhas de Boa Vista, de São Vicente, do Sal, de São Tiago e do Fogo. Além mar, a nova linha de navegação pode abrir outras portas comerciais para o Estado. O cônsul Aguinaldo Rocha aponta: "Cabo Verde pode ser uma vitrine do Ceará para o mundo. Estamos a três horas e meia de Portugal, a cinco horas de Paris, Amsterdã e Milão e a sete horas de Boston". Rocha explica que "a posição geoestratégica ou geoeconômica de Cabo Verde pode ser um trampolim para o Ceará". Das ilhas caboverdianas, as mercadorias cearenses alcançariam, especialmente, ao Senegal e à Guiné-Bissau - distantes 500 quilômetros do porto de chegada, segundo o cônsul. Aguinaldo Rocha destaca ainda o barateamento do frete pela regularidade da operação. Até aqui, o comércio entre Ceará e Cabo Verde era realizado bimestralmente, ou trimestralmente.

Há quatro anos, o Estado mantém relações comerciais com aquela parte ocidental da África, "ultrapassando todas as dificuldades", como destaca o cônsul de Cabo Verde. "Temos uma linha aérea que faz vôos diretos de Fortaleza (são três horas e meia de distÂncia), duas vezes por semana. O que estava faltando era a linha marítima", completa Aguinaldo Rocha. Entre os produtos locais exportados, estão os siderúrgicos (barras de ferro e aço, por exemplo), margarina, produtos para cabelos e sucos de frutas. Segundo o Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN-Fiec), as exportações do Ceará para Cabo Verde movimentaram US$ 1.170.977 (até março deste ano; US$ 5.506.938, em 2006). No mesmo período, o total de exportações brasileiras para a região somou US$ 7.920.175 (US$ 27.947.358, em 2006). No ranking nacional, o Ceará é o terceiro maior exportador para as ilhas caboverdianas. Em primeiro e segundo lugares, estão São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. (Fonte: O Povo/CE / Ana Mary C. Cavalcante)

LAZER E CULTURA

Fundação Cultural - 2ª Mostra de Danças Árabes, Egípcias, Ciganas e Tribais de Itajaí (09/10/2007 14:37:10) O Teatro Municipal de Itajaí apresenta nesta sexta-feira (12), a 2ª Mostra de Danças Árabes, Egípcias, Ciganas e Tribais de Itajaí. A apresentação começa às 19h30 e os ingressos já estão à venda no Teatro a R$ 15,00 e R$ 7,00 (meia ou com 1 kg de alimento não perecível.
A realização desta Mostra tem como objetivo confraternizar e diferenciar as novidades nas modalidades das danças sem caráter competitivo, trazendo para o público uma variação mais rica, alegre e diversificada.
Mais informações:
Teatro Municipal de Itajaí : (47) 3349 6447

CLIMA E MARÉ
Prognósticos:
.Río Uruguay
Vientos: Este al SW fuerza 3 /4, períodos de fuerza 5/6 al sur del área.
Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, lluvias y tormentas aisladas, mejorando temporariamente hacia la noche al sur del área. Neblinas.
Visibilidad: buena, períodos de regular por lluvias.
Tendencia próximas 48 horas: Vientos: SW al SE fuerza 5/4. Cielo: nuboso con períodos de algo nuboso. Al norte del área, períodos de cubierto, algunas lluvias aisladas.

.Río de la Plata
Vientos: SW fuerza 4/6, períodos de fuerza 7/8.
Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto. Lluvias y tormentas aisladas, mejorando temporariamente hacia la noche. Neblinas.
Olas: Zona W: 1.0 - 1.5 m Zona E: 1.5 - 2.5 m
Tendencia próximas 48 horas: Vientos: SW al SE fuerza 6/5. Cielo: nuboso con períodos de algo nuboso.
.Mar Territorial Uruguayo
Vientos: sector N rotando al SW fuerza 5/6, períodos de fuerza 7/8.
Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, lluvias y tormentas, mejoras temporarias.
Olas: 2.0 - 3.0 m
Tendencia próximas 48 horas: Vientos: SW al SE fuerza 7/5. Cielo: cubierto a nuboso. Precipitaciones y algunas tormentas, mejorando.
.Río Grande del Sur
Vientos: Norte fuerza 5/6, probables rachas fuerza 7/8 rotando al final del período al SW.
Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, desmejorando con lluvias y ocasionales tormentas.
Olas: 2.5 - 3.0 m

.Provincia de Buenos Aires
Vientos: Este al SW y Sur fuerza 4/5, períodos de fuerza 6/7.
Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, precipitaciones y tormentas, mejorando temporariamente en la noche.
Olas: 2.0 - 2.5 m

AVISO METEOROLÓGICO 76/2007
DATA: 09/10/07

Semana de tempo instável com chuva em SC.

Durante esta semana, uma frente fria ficará semi-estacionária no Sul do Brasil, mantendo muita nebulosidade e condições de chuva em Santa Catarina. Entre a quarta e a sexta-feira há risco de chuva forte em alguns momentos, temporal e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Sul do estado, próximo ao Rio Grande do Sul, onde o acumulado de chuva destes dois dias deve variar entre 60 e 80mm. As temperaturas não subirão muito por causa da cobertura de nuvens.

GilsÂnia Cruz e Daniel Calearo - Meteorologistas

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte
Laguna a Paranaguá
ATUALIZADO EM 09/10/2007 10:05

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.
Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.
Análise do tempo: Frente fria, em formação entre o Uruguai e Argentina, chega ao sul da área da pesca na quarta-feira ocasionando instabilidade com chuva e ventos fortes.

Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (09/10/2007) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h, associados a formação de uma frente fria ao sul do RS. Ondas de E a NE de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens e chuva com trovoadas isoladas na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de N a NW, passando a Sul, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h, associados ao deslocamento da frente fria. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Condições de tempo instável com chuvas e temporal isolado, alternando períodos de melhoria no norte da área de pesca.

Tendência: Quinta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Sábado, ventos de N a S, força 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Persiste condições de tempo instável, com chuvas e temporal isolado.

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul
Chuí a Laguna
ATUALIZADO EM 09/10/2007 10:05

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.
Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.
Análise do tempo: Frente fria, em formação entre o Uruguai e Argentina, chega ao RS na quarta-feira ocasionando instabilidade com chuva e ventos fortes.

Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (09/10/2007) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h, associados a formação de uma frente fria ao sul do RS. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Novas áreas de instabilidade ganham força durante o dia com a formação de uma nova frente fria ao sul do RS, provocando chuva e trovoadas com risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de N a NW, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, associados ao deslocamento da frente fria. Ondas de NE a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Persiste as condições de tempo instável com chuvas e temporal isolado.

Tendência: Quinta-feira, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Sexta-feira, ventos de NE a W, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h, associados a rápida formação de uma nova frente fria. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Sábado, ventos de N a S, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Persiste as condições de tempo instável com chuvas e temporal isolado. Melhorias somente entre sábado e o próximo domingo.