Notícias
Lançado em Itajaí projeto da Economia Azul Catarinense
O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, e os integrantes da Coordenadoria Técnica, Fernando das Neves, Geysa Marinho e Thaiza Barreto participaram na manhã desta quarta-feira (15), do lançamento oficial do Projeto de Economia Azul Catarinense no Eixo Náutico. A iniciativa, inédita em Santa Catarina, é desenvolvida pela Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o projeto contempla ações voltadas à qualificação técnica, diagnósticos empresariais, consultorias especializadas e estratégias de acesso a novos mercados. O objetivo é ampliar a produtividade, competitividade e sustentabilidade das empresas da cadeia produtiva, com metas de crescimento de até 12% no faturamento e 18% na produtividade.
Durante o evento está prevista a apresentação do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense, que traça um panorama detalhado do ecossistema econômico vinculado à atividade náutica no estado, abrangendo estaleiros, marinas, oficinas, operadoras de turismo náutico, escolas de esportes aquáticos e estabelecimentos da gastronomia costeira.
Atualmente, Itajaí concentra 27% das empresas náuticas de Santa Catarina, lidera a exportação estadual de embarcações de esporte e lazer e apresenta crescimento de 114% nos postos de trabalho do setor entre 2019 e 2023.