Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Setor pesqueiro se reúne para debater alternativas ao tarifaço  

Na manhã desta terça-feira (16) várias entidades do Setor Pesqueiro se reuniram para debater ações e propostas que possam solucionar ou mesmo amenizar os impactos da medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em taxar em 50% todos os produtos brasileiros. A reunião foi acompanhada pela equipe técnica do SINDIPI, representantes de outras entidades e conduzida pelo presidente da Abipesca, Eduardo Lobo. 

De acordo com informações do Ministério da Pesca, o governo brasileiro tem enfrentado dificuldades em estabelecer negociação, uma vez que os anúncios foram feitos em rede social, sem qualquer abertura de diálogo diplomático. O Brasil é um dos países que enfrenta o tarifaço que está sendo imposto pelo atual governo dos EUA. 

Ainda ontem (15), o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviaram uma carta ao Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick e ao Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer. No documento, o governo brasileiro ressalta a importância da boa relação comercial entre os dois países que se estende por séculos e  reitera que o Brasil permanece pronto para dialogar e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral, com o objetivo de preservar e aprofundar o relacionamento histórico entre os dois países e mitigar os impactos negativos da elevação de tarifas no comércio bilateral.

Com o mercado da União Europeia fechado para o Brasil desde 2018, os EUA se tornaram um dos principais mercados para o pescado brasileiro, representando o destino de mais de 56% das exportações de pescado do país e 33% das exportações de pescado de Santa Catarina.

 

exportacao industria