A entrada de pescados no mercado brasileiro bateu recorde de janeiro a maio

A entrada de pescados no mercado brasileiro bateu recorde de janeiro a maio. Foram 198,6 mil toneladas. Os maiores vendedores são China, Chile e Vietnã. Na contramão, as exportações tiveram recuo --14 mil toneladas, menos de um terço do que o país vendia há dez anos.
Editoria de Arte/Folhapress

"O envelhecimento da frota de pesca e as dificuldades na liberação de parques aquícolas são os maiores entraves", diz Armando Burle, do Conepe (conselho do setor).

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, diz que o governo busca saídas, como financiamento para modernização da frota e desburocratização de projetos de aquicultura.

O crescimento das importações também é impulsionado pelo interesse do brasileiro nos chamados peixes selvagens, como os provenientes do Alasca.
Desde que se instalou no Brasil em 2011, o ASMI (a agência de promoção de peixes do Alasca) diz que a comercialização subiu de 31 toneladas naquele ano para 534 toneladas em 2012.

"Os números são pequenos, mas podem crescer pela demanda que há", afirma José Madeira, diretor do ASMI

Fonte: Folha de São Paulo