Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Palavra do Presidente

A luta pela gestão da pesca continua

 

Em todas as profissões e setores existem riscos e desafios a serem superados. Mas só quem está há anos na pesca sabe o quanto nós temos lutado cada dia mais para que a pesca industrial seja respeitada de acordo com o tamanho deste Setor que responde por dezenas de milhares de empregos no Brasil. Apesar de todos os esforços, a impressão é de que a luta está longe do fim. 

Em junho os armadores tiveram uma nova surpresa com a edição de uma Portaria do MMA (nº 148) que aumentou o número de espécies que têm a captura proibida do dia pra noite. Sem nenhum diálogo e sem nem mesmo dar prazo para a adequação, o Ministério do Meio Ambiente proibiu a captura de mais seis novas espécies, uma delas com alto apelo comercial. A partir da decisão do governo federal, o SINDIPI agiu em várias frentes. 

Além de participar dos grupos de trabalho, investir em pesquisa e pleitear diretamente junto aos órgãos competentes pela gestão dos estoques pesqueiros, o SINDIPI agora mobiliza os representantes de Santa Catarina para que as pautas da pesca sejam levadas ao Congresso Nacional. 

Diante da importância do nosso Setor, que abriga em Santa Catarina o maior polo pesqueiro industrial do Brasil, nada mais justo que os olhos dos representantes políticos catarinenses estejam voltados e atentos às demandas da pesca durante todo o tempo e não apenas em ano eleitoral. Vamos seguir cobrando.