Acontece no SINDIPI 05/2011

SINDIPI participa da Festa Nacional do Marisco

Dos dias 03 a 07 de março aconteceu na cidade de Penha a 16º edição da Festa Nacional do Marisco. Este ano o SINDIPI participou do evento com um espaço próprio em parceria com a Secretaria Municipal da Pesca de Penha. Durante os cinco dias de eventos foram realizados shows nacionais, apresentações culturais e o concurso da rainha da festa. Na foto diretores e parceiros prestigiam a festa e o stand do SINDIPI.

Ensino Profissional Marítimo é tema de discussão

Foi realizada no dia 21 de março uma reunião com todos os coordenadores das Câmaras Setoriais onde o consultor técnico da entidade e coordenador do GT de Capacitação e Qualificação Profissional do CONAPE (Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca), Marco Bailon, levantou informações e sugestões relativas à capacitação de pescadores para complementar o Ensino Profissional Marítimo (EPM). O SINDIPI também vem se mobilizando quanto ao assunto, solicitando a Capitania que  o período de realização dos cursos coincida com os períodos de defesos e que mais turmas sejam abertas durante do ano. No dia 04 de abril uma turma extra iniciou o curso para Pescador Profissional Especializado (PEP) que foi patrocinado pelo SINDIPI.

Câmara Setorial do Cerco passa por reestruturação e ganha novo coordenador

No dia 22 de março o então coordenador da câmara setorial do cerco, Jorge Seif, realizou uma reunião com os associados da modalidade para anunciar seu desligamento da função, devido a compromissos profissionais. Na mesma reunião ficou decidido que Luciano Wilson Cabral assumiria a câmara. Em 25 de abril o novo coordenador realizou uma reunião que tinha como tema o permissionamento para a pesca de Tainha no ano de 2011.

Representantes do SINDIPI reúnem-se com ministra da Pesca e Aquicultura

O presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro, participou de uma reunião com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, no dia 23 de março, o coordenador da câmara setorial do cerco, Luciano Cabral e o assessor jurídico do SINDIPI, Emerson Denner Borba, também estavam presentes na ocasião. Entre os assuntos discutidos, a nova matriz de permissionamento e a safra da tainha 2011 foram os de maior destaque devido à preocupação geral do setor em relação aos dois temas.

Superintende do MPA em SC participa de reunião na sede do SINDIPI

Já no dia 14 de abril foi a vez do superintendente do Ministério em Santa Catarina, Horst Doering, participar de uma reunião com os diretores e coordenadores das câmaras setoriais do SINDIPI, dessa vez a reunião aconteceu na sede do sindicato. O encontro possibilitou que os presentes pudessem expor as dificuldades e desafios que o setor pesqueiro vem enfrentando, além de questionar Doering sobre possíveis resoluções para as questões apresentadas.

Indústrias discutem convenção coletiva de trabalho

O assessor jurídico do SINDIPI, Marcus Mugnaini, mediou no dia 20 de abril uma reunião com os representantes das indústrias associadas ao sindicato. Durante a reunião foram discutidas pautas importantes como, a convenção coletiva de trabalho, contratações de avulsos/diaristas, cotas de portadores de deficiência e o enquadramento das indústrias como agro-indústrias. Quem quiser informações sobre a atual situação das questões discutidas pode entrar em contato através do email:  marcus@mugnainiassociados.com.br .