Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

AQUAPESCABRASIL SE FIRMA COMO UM DOS MAIORES EVENTOS MUNDIAIS DO SETOR PESQUEIRO

AQUAPESCABRASIL SE FIRMA COMO UM DOS MAIORES EVENTOS MUNDIAIS DO SETOR PESQUEIRO

 

Com participações de delegações internacionais, encontro já faz parte do calendário oficial do segmento e será sediado pela Bahia em sua próxima edição

 

 O maior evento do setor de pesca e aquicultura na America Latina, a Aquapescabrasil, fomentou importantes projetos e negócios entre os empresários, produtores de insumos e delegações internacionais da Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Rússia, Sudão, Uruguai, Chile, Peru e Paraguai que participaram dos três dias do encontro. A edição 2012 da feira acontecerá na Bahia, nos dias 7, 8 e 9 de novembro.  “A Aquapescabrasil, em sua segunda edição, se consolida como um importante evento para o fomento do setor pesqueiro e aquícola no Brasil. Com o objetivo de reunir e promover a integração dos diferentes segmentos profissionais relacionados à indústria da pesca, sustentabilidade, aquicultura e meio ambiente, a feira demonstra o seu comprometimento com o setor. O Ministério da Pesca e Aquicultura reconhece a importância da Aquapescabrasil e parabeniza os seus organizadores”, declara o Ministro Luiz Sergio.  Horst Doering, superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura de Santa Catarina, explicou que 95% da produção de maricultura – ostra e mexilhão – vêm de Santa Catarina e que a sua informalidade ocorre em decorrência da falta de licenciamento ambiental. Mas, essa situação está sendo regularizada. Este ano, foram feitas quatro licitações para a cessão de 800 áreas aquícolas. Com o título que será doado pelo Governo Federal a esses produtores, eles terão a licença ambiental e direito ao crédito.  “Estamos muito ansiosos pela entrega dessas áreas aos produtores familiares e às empresas, que deve ocorrer ainda este ano, e que vai gerar, em um curto prazo, o aumento da produção de 12.000 para 53.000 toneladas / ano”, finaliza o superintendente.

 

Giovani Genazio Monteiro, presidente do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - organizador do evento, comenta: "A Aquapescabrasil foi um grande acontecimento e marco como entrada na rota das feiras internacionais. Expositores, palestrantes, empresários regionais e internacionais. O sucesso foi tão grande que Governo da Bahia gostaria de compartilhar este sucesso. É muito importante essa integração entre os pólos”.  O Secretário de Pesca e Aquicultura, Agnaldo Hilton dos Santos, afirma: “O evento foi formatado seguindo os moldes dos encontros internacionais, que são promovidos a cada ano em uma região. Em 2012, vamos estender esse sucesso para a Bahia, com a Aquabrasil, e em 2013, em Itajaí, com a Pescabrasil”.  Presentes à feira com o estande da Bahia Pesca, o presidente da entidade, Isaac Albagli, e o Secretário da Agricultura, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, se reuniram com empresários que pretendem investir na Bahia. O Estado foi homenageado em função do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos para o desenvolvimento do setor.  O Brasil deve emergir como uma das maiores forças aquícolas pela vocação natural para o agronegócio, água em abundância, clima favorável e alta qualidade de espécies produzidas. Pedro Furlan, presidente da NATIV Pescados, comentou que “apesar do alto consumo de proteína, o nosso país possui um dos menores índices de consumo per capita do mundo e que a aquicultura tem suprido a demanda mundial do setor e sua atuação aumenta cerca de 5,6% ao ano, já a pesca de captura vem recuando constantemente”.

 

Lançada na 1ª edição da feira, quando esteve presente com oito empresas, a Marine Equipment já chegou ao Chile e desembarca na 2ª Aquapescabrasil trazendo serviços e equipamentos de nove países. “Estamos representando 20 empresas e temos uma equipe de 20 pessoas em nosso estande para receber os profissionais do setor. Este ano, a feira atraiu um público mais especializado no assunto, o que para nós é muito positivo”, declara Felipe Matarazzo Suplicy, CEO da Marine.  O diretor comercial da Aquapescabrasil, Ivan Gogolevsky, afirma: “estamos resgatando, com a ajuda do Ministério da Pesca e Aquicultura, a importância deste setor, que por muitos anos ficou sem investimento. O apoio de todos foi primordial para atingirmos os nossos objetivos. Contamos com 62 expositores e fomentamos negócios importantes entre o Brasil e as delegações que nos prestigiaram. Temos certeza que a edição baiana da feira permitirá um crescimento ainda maior do segmento, finaliza Gogolevsky.

 

Informações para a imprensa:

SPIN

Natalia Nohra – natalia.nohra@spindox.com.br – 11 3035.0903

Sueli Gomes – sueli.gomes@spindox.com.br – 11 3035.0902