Armadores reclamam das licenças para pesca

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, desde 2008, quando passou a valer a Instrução Normativa 171 do Ibama, o número de licenças para a pesca em traineira, embarcação que captura tainha, não mudou. Somente 60 barcos possuem a permissão para a atuação durante a safra. Deste total, 22 são da região de Itajaí. Os outros são das demais localidades do Estado, do Rio Grande do Sul e São Paulo.

– O setor pesqueiro de Itajaí e região, que é o maior polo do Brasil, está em crise. A mão de obra está cada vez menor. Muitos pescadores estão trocando a pesca por outras profissões – diz o Secretário da Pesca de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos.

Além disso, os armadores reclamam que nos últimos quatros anos, nenhum novo estudo foi feito para que os limites de pesca sejam revistos. Conforme a instrução normativa, em Santa Catarina, as embarcações só podem pescar se estiverem cinco milhas náuticas distantes da Costa. No Rio Grande do Sul, a distância estipulada é de 10 milhas náuticas.