Assembleia Geral Ordinária Conepe

Os filiados do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), representantes de empresas e sindicatos, reuniram-se nesta quinta-feira (18) na sede da entidade, em Brasília, para realização de Assembleia Geral Ordinária com o objetivo de formação de chapa e eleição da nova diretoria do Conselho. A assembleia foi presidida por José Ciaglia, do Sapesp/SP, e teve como secretário Cmte Flávio Leme.

A eleição, no entanto, não ocorreu porque não havia nenhuma chapa inscrita para efetivação do pleito, e o estatuto social da entidade diz que as chapas devem ser inscritas com antecedência de cinco dias úteis da data da votação eleitoral. Foi decidido por unanimidade, portanto, que uma nova Assembleia deverá ocorrer no dia 31/10, às 15h, para a eleição da nova diretoria.

Durante a reunião, dois membros do Conepe demonstraram interesse em compor chapas distintas: Armando Burle, presidente do Sinpesca/PA, e Giovanni Genázio, do Sindipi/SC. Dentro dos próximos dias eles devem apresentar as composições para ocorrer a eleição, que ocorrerá com voto secreto. Ambos apresentaram os motivos pelo qual desejam presidir a entidade. Burle acredita que “eleição com apenas uma chapa não é eleição saudável e que o Conepe precisa encontrar um caminho para se estruturar e melhorar sua gestão e pessoal para profissionalizar o Conselho. Também penso que podemos aumentar a participação da pesca esportiva e ornamental no Conepe, que são setores que estão crescendo”, disse Burle.

Já Giovanni acha que a união do setor é importante, mas ponderou alguns pontos. “Temos que pensar na administração desta entidade, não avançamos muito na intervenção junto ao governo. O  MPA é um ministério novo e  as constantes trocas de ministros impossibilita o diálogo entre os demais órgãos,  no momento os nossos maiores entraves estão no Ministério do Meio Ambiente, no Ibama e ICMBio".

”, analisou. Giovani sugeriu a formação de câmaras setoriais na nova estrutura da entidade e também disse que poderá disponibilizar o corpo técnico do Sindipi para o Conepe, ideia que foi contestada por Burle, que acredita que o Conselho precisa ter autonomia.

Além dos filiados citados anteriormente, estiveram também presentes na Assembleia: Rainer João, do SINDIFLORIPA; Leonardo Tomaz, do SAPERJ; Francisco Oziná Lima Costa, do SINDIFRIO; Eliseu Chaves, do SINDIPESCA/CE/PI; Jorge Bastos SINDIPESCA/RN; Fernando Pinto das Neves, vice-presidente SINDIPI; André Matos e Sandro Abelardo, também do SINDIPI; José de Arimatéa, do Sindipesca/CE/PI; Sérgio Pinho, da ABCC/ANCC; Serafim Marques, da Gomes da Costa; Gabriel Calzavara, da Atlântico Tuna.

Acessem: www.conepe.org.br

Atenciosamente,