Bahia terá cinco novos sistemas de condomínios sustentáveis de pesca

O programa Pescando Renda vai implantar cinco novos sistemas de condomínios sustentáveis para criação de peixes em tanque-rede no estado. Eles serão instalados nos municípios de Governador Mangabeira, Conceição da Feira, Boa Vista do Tupim, Itaetê e Antônio Gonçalves. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o projeto terá investimento de mais R$2,8 milhões, através de parceria entre o governo baiano e o Ministério da Pesca e Aqüicultura.   A implantação dos condomínios visa o desenvolvimento sustentável da piscicultura, proporcionando inclusão socioprodutiva, geração de renda e segurança alimentar das famílias envolvidas. O secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, destacou que o projeto visa promover o aproveitamento racional dos recursos hídricos existente nas localidades para produção de pescado através de um sistema associativista.

“Trata-se de modelo de empreendimento solidário, que permite a inclusão de novos beneficiários, tornando a associação autosustentável economicamente”, informou o secretário.   A sustentabilidade do Sistema de Condomínio do Pescando Renda está assegurada a partir da criação, pela Sedes, do Fundo de Inclusão Social do Condomínio (FIS), o que faz com que cada beneficiário contribua com uma percentagem da sua produção, proporcionando autonomia econômica da entidade representativa dos beneficiários do Condomínio. Com isso, outras famílias podem entrar no sistema produtivo. Cada beneficiário contribui com uma taxa de 10% da produção de cada ciclo produtivo, para que o condomínio adquira novos “Kits Pescando Renda” e inclua mais beneficiários, ou mesmo adquira outros equipamentos necessários à cadeia produtiva.Em cada condomínio implantado, os integrantes serão capacitados e contarão com assistência técnica nos projetos. Serão fornecidos tanques-rede, barcos com motor, canoas de fibra, balsas, 936 mil peixes alevinos, berçários, bóias, entre outros equipamentos e insumos.   Foto: Gervásio Lima

Fonte:Aratu Online

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Atenção a proteção solar devido aos altos índices de radiação Ultravioleta (UV)!Nesta sexta-feira e sábado, tempo firme com sol e muito calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas típicas de verão.

Previsão para hoje (20/01/2012) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m. Sol e muito calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas típicas de verão.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m. Sol entre muitas nuvens em boa parte da área de pesca, com chuva isolada.

Domingo, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m. Sol entre nuvens em boa parte da área de pesca, com chuva isolada especialmente no início e fim do dia.

Tendência: Entre segunda e terça-feira, sol entre nuvens com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Na terça há risco de temporal isolado devido a aproximação de uma frente fria. Vento de NE/NW com rajadas de 40 a 55km/h. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Atenção a proteção solar devido aos altos índices de radiação Ultravioleta (UV)!  Nesta sexta-feira e sábado, tempo firme com sol e muito calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas típicas de verão nas proximidades de Laguna.

Previsão para hoje (20/01/2012) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 1.0 m e picos de 1.5 m. Predominio de sol e calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva típicas de verão nas proximidades de Laguna.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Predominio de sol e calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva típicas de verão nas proximidades de Laguna.

Domingo, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Predominio de sol e calor na área de pesca. Entre a tarde e noite, chance de pancadas isoladas de chuva típicas de verão nas proximidades de Laguna.

Tendência: Entre segunda e terça-feira, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com temporal isolado, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral Sul do Brasil. Vento de NE/NW, passando a S na terça, com rajadas de 40 a 50km/h. Mar pouco agitado.

Fonte: Epagri/Ciram