Brasil participa da semana mundial de segurança aquática

BRASIL PARTICIPA DA SEMANA MUNDIAL DE SEGURANÇA AQUÁTICA

CAMPANHA MUNDIAL PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE COLETES SALVA VIDAS

No ultimo sábado, dia 21 de maio, o Instituto Anjos do Mar Brasil participou da abertura da Semana Mundial de Segurança Náutica, organizando um evento em Itajaí/SC pela conscientização do uso de coletes salva vidas.  A iniciativa da Campanha USE ISTO (Wear It Campaign) é do Conselho Nacional de Segurança Náutica Americano (NSBC) em parceria com o Conselho Canadense de Segurança Náutica (CSBC). Esta ação conta com a colaboração de diversos paises e este ano também com o Brasil, através do Instituto Anjos do Mar Brasil.  No evento de abertura, diversos países do mundo participaram da quebra do Record Mundial de Utilização de Coletes Salva Vidas. No Brasil tivemos 25 participantes este ano e apesar do reduzido numero de participantes o diretor presidente do IAMB Marcelo Ulysséa está satisfeito: “O objetivo da campanha para uso do colete salva vidas é educar e informar o público sobre segurança e medidas preventivas de afogamento, principalmente sobre o uso de coletes salva vidas e informar sobre o conforto dos coletes infláveis.”
No ano passado houveram 1.569 participantes que inflaram seus coletes e este ano a expectativa é que este numero seja ultrapassado, já que além dos coletes infláveis também entrarão na contagem o uso de coletes normais. Os resultados oficiais serão divulgados na semana do dia 06 de junho.

AFOGAMENTOS NO BRASIL E A IMPORTANCIA DE CAMPANHAS EDUCATIVAS

Com tantos afogamentos recentes de pescadores, crianças e até bebês fica difícil comemorar o sucesso da campanha de divulgação sobre a importância do uso de coletes salva vidas. Segundo informações divulgadas na imprensa regional e nacional, nos últimos meses forma inúmeros afogamentos seguidos de óbitos associados com embarcações pesqueiras, banho de mar, uso de jet ski e emborcamentos.  Grande parte destas mortes poderia ser simplesmente evitada através do uso do Colete Salva Vidas que ainda encontra barreiras para sua incorporação no dia a dia de quem desenvolve atividades náuticas.  Esta semana tivemos um acidente envolvendo uma embarcação, com 104 pessoas à bordo, no lago Paranoá, em Brasília, o afogamento de duas meninas num lago em Minas Gerais. Também podemos citar o afogamento de uma criança na represa de Billins/SP, que caiu de um jet ski durante um passeio e afundou por não estar usando colete salva vidas.  Cabe ressaltar que no caso do acidente com a menina de 12 anos atropelada em Balneário Camboriú durante um passeio de banana boat poderia ser fatal se ela não estivesse usando colete salva vidas.  O Instituto Anjos do Mar Brasil propõe um pacto pela vida nas vias navegáveis, incluindo propostas e ações a serem incorporadas pelas institutições públicas e privadas relacionadas à segurança aquática em todo Brasil . Esta na hora de abraçarmos a idéia de desenvolvermos um programa educativo de segurança náutica voltado ao despertar para a cultura de segurança preventiva relacionado aos diferentes ambientes aquáticos.

Para obter mais informações, por favor visite www.ReadySetInflate.com ou www.SafeBoatingCampaign.com

Vídeos Relacionados