Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Câmara Setorial do Cerco se reúne com SAP sobre edital da tainha

A Câmara Setorial de Cerco do SINDIPI participa na tarde de hoje (16) de uma reunião com membros da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) sobre o recém-publicado edital de seleção de embarcações para a pesca da tainha em 2022.

 

Além do coordenador da Câmara, Agnaldo Hilton dos Santos, participam da reunião virtual os armadores Wilson Cabral e José Barreto e o oceanógrafo da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Luiz Carlos Matsuda.

 

Publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (14), o edital altera o formato de escolha das embarcações que terão permissão para a pesca da tainha, que antes era feito através de sorteio.

 

O edital traz critérios técnicos que determinam pontuações para embarcações de cerco/traineira e de emalhe anilhado. Entre os fatores que serão utilizados para a pontuação estão autorização de captura em anos anteriores e implementação do certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo, previsto na Portaria 310.


De acordo com o documento, o volume de captura e a quantidade de embarcações autorizadas ainda serão definidos pela SAP em ato normativo futuro.

camara-setorial cerco diario-oficial edital emalhe-anilhado sap tainha