Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Camarão em alta na atividade pesqueira (RJ)

Camarão em alta na atividade pesqueira (RJ)


 

Com o defeso da sardinha, a pesca de camarão passou a ser a principal atividade pesqueira da cidade. Segundo a Colônia de Pescadores do município, cerca de 40% dos pescadores vivem do produto, a segunda maior atividade pesqueira de Angra, perdendo apenas para a pesca de sardinha, que absorve 50% da mão de obra. Nessa época do ano, a procura pelo camarão aumenta, causando um aquecimento em todo o setor que vive desse cultivo.  Aproximadamente 82 toneladas de camarão já foram pescadas em 2011, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Pesca e Aqüicultura, só no primeiro semestre foi pescado 52,6 toneladas, que é considerado muito bom. “Devemos isso a compreensão dos pescadores, que respeitaram o defeso do camarão, garantindo assim uma grande quantidade de pescado. Nessa época eles têm o direito de aproveitarem a grande vendagem, para conseguirem um pouco mais de lucro”, comentou Dário Maia, gerente de pesca da Secretaria Municipal de Pesca e Aqüicultura.    

 

Alexandre de Castro é o atual presidente da Colônia de Pescadores do município. Ele conta que o camarão é muito significativo para o setor na cidade. “São vários pescadores artesanais e industriais que sobrevivem da sua pesca, por isso esse produto tem uma grande importância aqui. No final de ano, vemos muitas pessoas procurando o camarão nas peixarias, isso é muito bom, pois quanto maior o consumo, melhor fica a negociação do preço”, explicou.  Manoel Fernandes é gerente de uma peixaria no Centro. Ele contou que esse período está positivo para as vendagens. “Estou satisfeito com as vendas, pois até o tempo tem colaborado. Com o verão e os dias de sol, recebemos muitas pessoas que vêm a procura de peixes, mais a maior procura é pelo camarão, que está saindo muito rápido. Afinal, que não gosta de uma cervejinha com um camarãozinho de tira gosto”, comentou.

Fonte:A Voz da Cidade / Angra dos Reis

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE, MAR AGITADO, DIMINUINDO. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta-feira, tempo firme com sol na área de pesca, devido a influência de um sistema de alta pressão. Na sexta, sol com aumento de nuvens e chance de chuva isolada à noite.

 

Previsão para hoje (24/11/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na área de pesca, com aumento de nuvens e chuva isolada à noite devido a circulação marítima.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável com chuva isolada no período noturno e primeiras horas da manhã, devido a circulação marítima.

 

Tendência: Entre domingo e segunda-feira, nebulosidade variável com chuva isolada no período noturno e primeiras horas da manhã, devido a circulação marítima. Vento de E/NE, com rajadas de 40 a 50 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Mar pouco agitado com ondas de E/NE de 0.5 a 1.0 m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta e sexta-feira, um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol na área de pesca.

 

Previsão para hoje (24/11/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na área de pesca.

 

Sábado, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m. Sol com aumento de nuvens e chuva isolada à noite na área de pesca devido a aproximação de uma frente fria.

 

Tendência: Entre domingo e segunda-feira, tempo firme com sol na área de pesca. Vento de SE/NE, com rajadas de 40 a 60 km/h. Mar pouco agitado com ondas de E/NE de 1.0 a 1.5 m.