Campanha contra aumento de vereadores agora está nas ruas expondo prioridades para Itajaí

A campanha contra o aumento de vereadores, desencadeada pelas entidades civis organizadas, está com nova roupagem nas ruas de Itajaí. Os outdoors passam a exibir mensagens de carências e prioridades que precisariam ser trabalhadas na cidade. “Se entre as argumentações dos vereadores para o aumento está na devolução dos recursos não utilizados pela Câmara, os mesmos uma vez repassados ao executivo dariam ao prefeito fôlego maior para investimentos na cidade”, ressalta Maria Izabel Pinheiro Sandri. A ACII, ADAC, CDL, Intersindical Patronal, SINDASC e SINDIPI estão mobilizados contra a mudança no número de cadeiras no legislativo de 12 para 21 parlamentares. Mesmo após ouvirem a defesa de três dos nove vereadores que defendem o aumento, as entidades mantêm ainda com mais convicção o posicionamento contrário.  “Foram apresentadas aqui na ACII justificativas infundadas. Não ouvimos nada de novo ou diferente. O que está cada vez mais claro é a pressão política partidária”, diz Maria Izabel. “Os números apresentados remontam ao passado. Não houve projeção de futuro e também não deixaram claro o que realmente irá impactar. Afinal em 2004 o orçamento do município era outro”, completou. Na última segunda-feira (01) a ACII recebeu os vereadores Susi Bellini (PP), Nikolas Reis (PT) e Renato Ribas (PSDB) que solicitaram o direito de resposta para defesa da proposta e representaram todos os nove parlamentares que apóiam o projeto. Outra argumentação dos vereadores faz referência à renovação no Legislativo. Para os vereadores se continuarem as 12 vagas, é praticamente certo que sejam eleitos os mesmos que já estão no poder.  “Não estamos legislando em causa própria, porque nós temos chances muito maiores de nos elegermos”, disse na oportunidade a vereadora Susi. O presidente do SINDASC, Eclésio da Silva, ressalta que nesta argumentação há um excesso de confiança na reeleição. “Não podemos esquecer que só o voto define quem entra no Legislativo. E a população pode decidir pela renovação, independente de 12 ou 21 vereadores”, alerta Silva. O projeto que tramita no Legislativo irá entrar em segunda votação no dia 09 de agosto. A campanha teve início no dia 12 de julho quando o Legislativo aprovou por 9 votos a três o projeto em primeira votação. A mobilização desenvolvida pelas entidades compreende na distribuição de 15 mil panfletos, exposição de outdoors em diferentes pontos da cidade, encaminhamento de ofícios aos vereadores, e matéria e capa na revista da ACII (edição julho/2011) solicitando a reflexão sobre este aumento, entre outras diferentes formas de manifestações na mídia.

Atenciosamente,

Marilúcia Pereira