Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Colacmar promove integração do conhecimento das Ciências do Mar em Santa Catarina

 

Colacmar promove integração do conhecimento das Ciências do Mar em Santa Catarina

 

O XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (Colacmar2011) que abre nesta segunda-feira à noite, dia 31 de outubro, em Balneário Camboriú, reunirá doutores, cientistas, pesquisadores, estudantes e profissionais da área com atuação no mercado para promover a integração do conhecimento gerado na área das ciências do mar há mais de 30 anos. O evento, lançado no início dos anos 1980, é um dos mais importantes congressos do gênero no mundo. Nele, temas como a Avaliação Integral do Estado de Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Marinhos e Costeiros do Litoral Iberoamericano para a Adaptação as Mudanças Climáticas serão amplamente debatidos.  O  Colacmar segue até o dia 4 de novembro, no Centro de Convenções do Infinity Blue Recanto das Águas Resort.  Realizado de dois em dois anos, o evento espera reunir em torno de 2,5 mil profissionais e pesquisadores de vários países do mundo. As palestras e minicursos do congresso também vão discutir temas como o “O Litoral, o Homem e a Sociedade: lições do passado antigo e recente”, com o doutor João Manuel Alveirinho Dias, da Universidade de Algarve, Portugal.  Outro assunto que será amplamente debatido durante o congresso serão aspectos ligados à gestão costeira, através da palestra do professor doutor Guillermo Garcia Montero, do Aquário Nacional de Cuba: Gestão Costeira Integrada: Conceitos, ciência, gestão e educação ambiental com. Já o doutor Luís Henrique Melges de Figueiredo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, colocará em discussão a “Prevenção e Controle de Derrames de Óleo no Mar”, tema de um minicurso.

 

A Gestão do Uso dos Recursos Pesqueiros no Brasil: situação atual e perspectivas é tema para o mestre e analista ambiental José Dias Neto, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis (Ibama), interessa diretamente a comunidade de Itajaí e região. Cabe ao cientista Juan Pablo Lazo do Centro de Investigación Cientifica de Educação Superior de Eseada (México) debater o tema Cultivo de Peces Marinos em América Latina (piscultura marinha na América Latina). Mais do que debater assuntos que estão ligados diretamente a sociedade, o congresso apresentará os resultados desse esforço coletivo na forma de painéis e exposições orais.  O evento se constitui num palco para reuniões que visam dar continuidade ao intercâmbio de informações, de ideias e experiências relacionadas aos progressos das ciências do mar na América Latina e, também, em outros lugares do planeta.


Feira Técnico-Científica

 

Durante o Colacmar 2011, também será realizada VI edição da Feira Técnico-Científica Brasil Oceano. De grande importância entre profissionais e acadêmicos das Ciências do Mar, a feira é um verdadeiro ponto de encontro entre os congressistas e fórum ideal para a troca de informações e idéias sobre iniciativas públicas e privadas. Nesse espaço, que estará aberto ao público, haverá a oportunidade para apresentação de novos produtos, serviços e tecnologias para pesquisadores, empresários, acadêmicos e comunidade, bem como estudos de casos que possibilitem a apresentação de relatos de experiências em atividades desenvolvidas na área das Ciências do Mar.

 

Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas no www.colacmar2011.com ou pelo telefone (47) 8805-4691, com Fernando Diehl, presidente do congresso.