Começa a construção do primeiro terminal pesqueiro de Salvador

Para dinamizar a atividade pesqueira baiana, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia - Seagri, através da Bahia Pesca, iniciou neste mês a construção do primeiro Terminal Pesqueiro de Salvador. “O investimento é de R$ 10 milhões. Quando estiver pronto, o local atenderá a aproximadamente 20 mil pescadores de toda a Bahia, que terão um local apropriado para desembarcar, beneficiar e armazenar sua produção”, explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Além da capital, Ilhéus também está sendo atendida com um Terminal Pesqueiro, que começou a ser construído no último mês de novembro. Em Salvador, o terminal ficará localizado na Ribeira, na Enseada dos Tainheiros. Sua área de abrangência inclui, além da capital, seis municípios do Litoral Norte, nove municípios da Região Metropolitana e sete municípios do Recôncavo Baiano. “O objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade do pescado local, as condições de trabalho do pescador, reduzir o custo do peixe para os moradores da cidade e região, entre outros”, conta Albagli. O espaço trará benefícios também para os moradores do tradicional bairro, auxiliando na revitalização da orla da ribeira. Além disso, o local que antigamente era ocupado pelo restaurante Quintela – e que nos últimos anos serviu de abrigo para usuários de drogas e animais nocivos à saúde pública – será derrubado para a implantação do terminal. O otimismo é compartilhado pelo vice-presidente da Federação de Pescadores do Estado da Bahia, Emílio Alves. “Tínhamos um problema de infra-estrutura que será finalmente solucionado. Os colegas da região não tinham local para aportar, era tudo feito no improviso. O terminal vai solucionar um problema que temos há décadas”, afirma.

Fonte:Tribuna da Bahia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça e quarta-feira, a frente fria em deslocamento pelo norte do litoral de SC e pelo PR mantém mais nuvens e chuva na área de pesca, especialmente da tarde para noite.

Previsão para hoje (15/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a SE, força 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos afastado da costa. Nebulosidade variável com chuva no decorrer do dia.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 50 km/h. Ondas de E de 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia.

Tendência: Entre sexta-feira e no sábado, muitas nuvens com chuva na área de pesca, melhorando com mais aberturas de sol no sábado. Vento de E/NE com rajadas de 50km/h, principalmente na sexta-feira. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Entre esta terça e a quarta-feira, um sistema de alta pressão deixa o tempo firme em boa parte da área de pesca. Mais nuvens e chuva na tarde de quarta-feira ao norte de Passo de Torres.

Previsão para hoje (15/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a S de 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos afastado da costa. Sol entre nuvens. Nas proximidades de Laguna, aumento de nuvens e condição de chuva no decorrer do dia.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes a partir da tarde. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais aberto ao sul de Mostardas, com mais nuvens e condição de chuva no setor norte na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 50 km/h. Ondas de E de 1.0 m e picos de 2.0 m. Mais aberto ao sul de Mostardas, com mais nuvens e condição de chuva no setor norte na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira, muitas nuvens com chuva na área de pesca ao norte de Mostardas. Vento de E/NE com rajadas de 50 a 65km/h. A agitação marítima diminui no decorrer da sexta-feira com mar calmo no sábado.

Fonte: Epagri/Ciram