Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Comissão realiza audiência sobre indústria pesqueira no RJ

Comissão realiza audiência sobre indústria pesqueira no RJ

 

 

 

A Comissão Especial de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Sabino (PSC), realizará audiência pública, nesta quarta-feira (21/10), às 13h, na sala 311 do Palácio Tiradentes. A reunião tem como objetivo discutir a fiscalização feita pelos órgãos técnicos da pesca, a construção e o impacto ambiental do Porto de Açu, e as resoluções da 3° Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada em Brasília, no início do mês. ``A comissão vem trabalhando a favor de uma indústria da qual o Rio de Janeiro já foi líder nacional. A atividade pesqueira vem decaindo ao longo do tempo e a nossa função é fazê-la levantar, revitalizar, uma vez que essa atividade gera muito emprego e renda´´, declarou Sabino.

 

Foram convidados para a audiência o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Jayme Tavares, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj), Antônio Emílio Santos, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira, os representantes da LLX Logística, Alan Machado e Ricardo Nehrer, o representante do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio (Saperj), comandante Leme, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio (Cedae), Wagner Victer, e deputados membros da comissão.

Fonte:Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

 

 

 

Congresso Brasileiro de Pesca promove troca de experiência entre profissionais

 

 

 

``A ImportÂncia da Engenharia de Pesca na Produção de Alimentos de Recursos Aquáticos´´ é o tema do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), que teve início nesse domingo (18) e segue até esta quinta-feira (22), em Natal, Rio Grande do Norte. Os diversos aspectos técnico-científicos relacionados com a pesca, a aquicultura e a extensão pesqueira, principalmente no tocante à produção de pescado, geração de emprego e renda, no semiárido sustentado, produtivo e economicamente viável, associados com a preservação dos recursos naturais existentes são algumas das discussões do evento.

 

Levando em consideração a preocupação de organizações governamentais, não governamentais e da sociedade civil sobre o tema proposto, o evento torna possível a troca de experiência entre profissionais, estudantes, pesquisadores, empresários do setor aquícola e pesqueiro, pescadores profissionais, artesanais e da indústria. Essa interação entre diferentes profissionais poderá auxiliar no desenvolvimento de tecnologias e de estratégias capazes de incrementar a produção pesqueira extrativa e cultivada, com o estabelecimento de técnicas mais eficientes de manejo da produção e, consequentemente, com o aumento da demanda desses produtos e a conscientização da necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos.

 

Além das discussões, é possível buscar informações e esclarecimentos relativos ao evento, como legislação, vistos, registros, ARTs, entre outros, no estande do Confea/Crea-RN. Realizado pela Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil – FAEP-BR, Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte - AEP/RN e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca – ABEP, o Congresso conta com apoio do Confea/Crea-RN e Mútua.

Fonte:CONFEA

 

 

 

Barco afunda na costa de Pernambuco com seis pescadores a bordo

 

 

 

Seis pescadores foram resgatados na terça-feira depois que o barco em que estavam afundou, a 18 km da costa do Recife (PE). Os homens ficaram à deriva numa jangada improvisada com os restos da embarcação e foram encontrados por uma lancha de pesca na manhã de ontem. Segundo o marinheiro que fez o resgate, Beto Braz, os tripulantes da lancha avistaram os destroços no mar, que consistiam em pedaços de madeira e um tambor de óleo. Em seguida, cinco homens foram vistos na jangada e o comandante da embarcação estava sobre a cabine, ainda emersa, do barco afundado. Os seis pescadores usavam coletes e não sofreram ferimentos. As causas do acidente vão ser investigadas. Suspeita-se de que um buraco na base do barco tenha provocado o afundamento.

Fonte:  Terra

 

 

 

Polícia Ambiental apreende mais de uma tonelada de camarão em Ubatuba

 

 

 

A Polícia Ambiental apreendeu nesta terça-feira (20) uma tonelada e meia de camarão-rosa, em Ubatuba. A apreensão foi feita em uma embarcação na ilha Anchieta, durante uma fiscalização de rotina. Parte dos pescadores não tinha licença para trabalhar, e o restante estava com a carteira de pesca vencida. Eles devem pagar multa e terão os equipamentos de trabalho apreendidos. Todo o pescado apreendido deve ser doado para a prefeitura, que fará o repasse para entidades assistenciais.

Fonte:VNews

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com presença de sol e aumento de nuvens ao longo do dia na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (20/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de W a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com presença de sol e algumas nuvens em boa parte do período.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol durante o dia e pancadas de chuva com risco temporal isolado entre tarde e noite.

 

Quinta-feira, ventos de NW a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol entre nuvens em boa parte do dia.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

A instabilidade se afasta de SC, deixando o tempo firme com presença de sol e algumas nuvens na área da pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (20/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com predomínio de sol e aumento de nuvens na área da pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol e pancadas de chuva com descargas elétricas, de forma bem isolada, com risco de temporal entre tarde e noite.

 

Quinta-feira, ventos de NW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Uma frente fria passa por alto mar, provocando apenas pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite na área de pesca. O vento varia para sul devido a chegada de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar fica pouco agitado neste período.

Fonte: Epagri