Comitiva de Itajaí visita setor pesqueiro da Espanha

O Secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo e uma delegação da Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), estiveram na Espanha visitando algumas organizações e empresas pesqueiras. A comitiva foi conhecer o modelo de administração pública e privada voltada para a atividade pesqueira na cidade de Vigo (Território da Galícia).

Eles visitaram a Associação Nacional dos Fabricantes de Conserva (ANFACO), uma organização empresarial independente, de abrangência nacional, cujo trabalho se concentra na representação e defesa dos interesses das mais de 200 empresas de todas as fases do complexo industrial-mar. As atividades de maior interesse para a ANFACO e suas associadas concentram-se em quatro grandes áreas: valorização dos produtos e subprodutos oriundos de pescados e frutos do mar; desenvolvimento de alimentos saudáveis e de qualidade diferenciada; incorporação de inovações nos processos produtivos e incremento da competitividade do setor aquicola.

Além de visitar a ANFACO, estiveram com o Reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato Igreja, uma instituição com 25 anos de existência e mais de 30 mil alunos.

Outra importante visita foi à Xunta de Galícia, onde foram recebidos pela Secretária Territorial do Governo da Galicia em Vigo, Yolanda Romero Lesmes. No local, eles puderam conhecer um pouco da estrutura pública para a gestão da atividade pesqueira na Espanha e União Europeia. A Xunta de Galícia mantém em Vigo o Instituto Politécnico Marítimo Pesqueiro do Atlântico, uma escola que forma pescadores e mestres com reconhecimento mundial; o Instituto Galego de Formação em Aquicultura – IGAFA, que pratica pesquisa e qualificação profissional para as atividades de maricultura. Outra importante estrutura da Xunta de Galícia é o Porto Pesqueiro de Vigo, onde ocorrem as descargas de pescado e os leilões de venda por atacado.

A Espanha é considerada o primeiro país produtor de pescado da União Europeia, com um consumo de pescado por habitante superior a 40 kg por ano. Vigo é o maior porto de desembarque e processamento de pescados do país. “Pra termos uma ideia, no Brasil o consumo de pescado é de 10 kg por habitante por ano e em Itajaí são 14kg.” fala o Secretário de Pesca, Agostinho Peruzzo. “Muitas ações que ocorrem em Vigo seriam bem vindas em nossa cidade, portanto cabe conhecê-las e buscar interagir com as instituições lá existentes buscando o bem comum” finalizou.

Fonte: Site da Prefeitura de Itjaí