Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Comunidade pesqueira se manifesta contra Parque do Albardão na Festimar no Rio Grande 

Armadores de Santa Catarina se uniram à comunidade pesqueira do Rio Grande do Sul em um protesto contra a criação do Parque do Albardão, instituído pelo Decreto nº 12.868, de 6 de março de 2026. Com camisetas alusivas ao tema, a comunidade pesqueira se manifestou em frente à Festimar, que é realizada na cidade de Rio Grande. 
O Parque Nacional do Albardão possui área aproximada de 1.004.480 hectares, abrangendo ambientes marinhos e de plataforma continental. Já a APA do Albardão possui cerca de 55.983 hectares. Em toda essa área a pesca industrial passou a ser proibida, gerando um impacto gigantesco na atividade pesqueira.
O decreto também estabelece ainda uma Zona de Amortecimento ao redor do Parque, com aproximadamente 614 mil hectares. A exclusão da pesca nessa área extensa pode resultar no deslocamento e na concentração do esforço pesqueiro em áreas adjacentes, aumentando o risco de sobreexplotação dos estoques.

icmbio mma mpa parque-do-albardao rio-grande-do-sul