Confraternização entre barraqueiros marca o lançamento da 3ª Semana do Pescador

“Quero parabenizar a todos os pescadores e convidar a população itajaiense e visitantes para que prestigiem a nossa 3ª Semana do Pescador, e especialmente, a nossa Festa do Peixe, que vai ser realizada no próximo sábado, dia 25. O setor da pesca é fundamental para o município de Itajaí e por isso, precisamos render as nossas homenagens a todas as pessoas envolvidas”. Com estas palavras, o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, abriu, oficialmente, a 3ª Semana do Pescador de Itajaí. O ato de lançamento ocorreu na manhã deste sábado (18), na área situada entre o Centro de Cultura Popular (Mercado Público) e o Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer (Mercado do Peixe), denominada popularmente de “Praça dos Amigos”. Estiveram presentes autoridades municipais como a Vice-prefeita Dalva Rhenius, secretários municipais, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Bornhausen, e ainda,  representantes das 36 barracas que compõem a Festa do Peixe. A Semana do Pescador foi instituída por lei (Lei Ordinária 5.149/2008) e é celebrada em Itajaí no período de 22 a 29 de junho. Nestes dias, são desenvolvidas ações de conscientização e incentivo ao consumo de pescados e também atividades voltadas aos trabalhadores e todo o público do setor pesqueiro, como atendimentos na área da saúde, além do torneio de pesca e da missa em homenagem ao pescador.Mas, um dos mais prestigiados eventos da programação da Semana do Pescador é a Festa do Peixe, que neste ano de 2011 chega à sua sétima edição. A Festa está marcada para o dia 25 de junho, a partir das 10 horas, na área situada ao lado do Centreventos Itajaí que vai abrigar a Vila da Regata para a Volvo Ocean Race. Por isso, o evento foi batizado pela organização como “A Pesca na Regata”. E vai ter novidades.

Por decisão dos barraqueiros, este ano não vai haver eleição para escolha do melhor prato. E, além das atrações artísticas locais, a 7ª Festa do Peixe vai ter a presença de “Gigante do Brasil”, locutor oficial de rodeios, além de apresentações especiais das duplas Júnior e Eduardo e Rodrigo Freitas e Xavier.A vinda destes artistas se tornou possível graças ao patrocínio do empresário da pesca José Pereira, da Trovão Comércio de Pescados, que possui boxes no Ceagesp em São Paulo . “A empresa paulista tem uma unidade instalada em Itajaí, além de outra na cidade gaúcha de Rio Grande e decidiu colaborar com a Festa do Peixe trazendo estas apresentações”, destaca o Secretário da Pesca, Agnaldo Hilton dos Santos.Outros patrocinadores da 7ª Festa do Peixe são: Ipê Comércio de Pescados, Gomes da Costa, Vitalmar, Pioneira da Costa, Neto do Mar, Bradesco e Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi).A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior pólo pesqueiro do País.  O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepesca).  No ano passado, em sua 6ª edição, a Festa do Peixe reuniu aproximadamente 12 mil pessoas, que consumiram 12 toneladas de tainha preparadas das mais variadas formas e distribuídas gratuitamente pelas equipes de entidades e instituições que comandaram as 36 barracas do evento.

Veja a seguir a íntegra da programação da 3ª Semana do Pescador de Itajaí:

18 de junho:     Lançamento da 3ª Semana do Pescador

Local: Praça dos Amigos, entre o Mercado do Peixe e o Mercado Público.

Horário: 10h

22 de junho:     Lançamento do projeto “Filho de peixe peixinho é” - Hábitos de Vida Sáudável se Aprende na Infância

Local: Centro de Educação Infantil Profª Rosemary Klock – São Judas

Horário: 11h

25 de junho:     7ª Festa do Peixe

Início: 10h

Local: Vila da Regata, ao lado do Centreventos

Centro

26 de junho:     2º Torneio de Pesca Aniversário de Itajaí

Local: Praia Brava

Início 08h

Organização:    Empresa Pelicano Pesca de Itajaí

Tortuga Clube de Pesca de Joinville

27 de junho:     Odontomóvel e ações preventivas a saúde do Pescador

Local: Beira Rio, Pescadores artesanais.

Apoio: Secretaria de Saúde

28 de junho      Odontomóvel e ações preventivas a saúde do Pescador

Local: Trapiche da JS Pescados.

Apoio: Secretaria de Saúde

29 de junho:     Missa em homenagem ao Dia do Pescador