Convênio entre SINDIPI e Secretaria Regional de Desenvolvimento será assinado nesta quarta-feira

O convênio viabiliza o repasse de R$ 400 mil concedidos pela Secretaria de Estado de Pesca e Agricultura para a produção de estatísticas pesqueiras.

Nesta quarta-feira, dia 13, o Sindicato dos Armadores de Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI e a Secretaria Regional de Desenvolvimento assinaram um Convênio que prevê a realização de estatísticas pesqueiras, produzidas através da coleta de dados junto à frota industrial de pesca de Santa Catarina. A solenidade será realizada na sede do SINDIPI às 17h.
O convênio viabilizará o repasse da verba de R$ 400 mil, concedida pela Secretaria de Estado de Pesca e Agricultura ao sindicato, para a elaboração de boletins estatísticos anuais da pesca industrial de Itajaí e região. “Essa parceria entre o Governo Estadual e o SINDIPI é inédita e muito positiva. É preciso ressaltar que quem tornou isso possível foi o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues”, declara o presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro.

A pesca em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de pescado de origem marinha. Essa posição é decorrente da importante atividade de pesca industrial sediada nos municípios de Itajaí e Navegantes. Somente a região de Itajaí, englobando os municípios de Itajaí, Navegantes e Porto Belo, é responsável por cerca de 20% da produção nacional de pescado, concentrando as operações de descarga de mais de 600 embarcações de porte industrial, sendo assim considerada o principal polo pesqueiro do Brasil.
No contexto estadual, essa região contribui com 90,95% dos empregos no setor pesqueiro, representando 3.016 trabalhadores, sediando um significativo numero de empresas que estão, de forma direta ou indireta, ligadas a atividade da pesca. O arranjo produtivo do setor pesqueiro do litoral centro-norte catarinense constitui-se basicamente por três segmentos de atividades: a captura, o beneficiamento do pescado e a construção naval e reparos de embarcações. É também responsável por inúmeros empregos indiretos, como por exemplo, os fornecedores de produtos usados nos processos da pesca, como redes, combustíveis, gelo, insumos, além da indústria alimentícia, a partir do processamento do pescado.

Assinatura do convênio entre SINDIPI e Secretaria Regional de Desenvolvimento
Dia 13/11/2013
Horário 17h
Local: Sede do SINDIPI – Rua lauro Muller, 386, Centro – Itajaí (SC)