Costa Sul patrocina projeto do Centro Integrado de Cultura de Navegantes

Por meio da Lei Federal nº 8.313 - Lei Rouanet – a Fundação Cultural de Navegantes está capitando parte de recursos para obras do Centro Integrado de Cultura

Navegantes/SC - A Empresa Costa Sul Pescados é a mais nova patrocinadora e incentivadora da cultura em Navegantes. A empresa está destinando parte de seu imposto de renda (IR) para realizar as obras de construção do novo Centro Integrado de Cultura de Navegantes.(CIC) Isto é possível graças à Lei Federal nº 8.313, conhecida como Lei Rouanet, uma forma de incentivar empresas e pessoas físicas a investir na cultura, sem que estes tenham nenhum gasto.

De acordo com o assessor técnico da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, a empresa Costa Sul está disponibilizando R$ 19 mil para as obras do CIC. Ele explica que os R$ 19 mil são parte do total de R$ 433 mil solicitados para o Governo Federal por meio do projeto apresentado. “Só podemos começar a utilizar a verba quando obtivermos 20% do valor total, ou seja, temos que conseguir capitar com as empresas no mínimo R$ 90 mil, para começar a investir na obra. A Costa Sul ajudou com uma parte, mas precisamos que mais empresas nos ajudem para que possamos concluir esta importante obra para o município”, explicou Montagna.

Vale ressaltar que esta primeira fase do projeto está sendo executada por meio de convênio de R$ 275.515,00 com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Funcultural, e contrapartida da Prefeitura de R$ 341.817,63 – que já investiu R$ 130 mil. O valor restante da contrapartida para completar os R$ 617.332,63 da primeira fase do projeto estão sendo capitados por meio da Lei Rounet.

O CIC contará com auditório, sala de vídeo, salas de aula para os cursos da Escola de Arte, biblioteca, galeria de arte e administração da Fundação Cultural.

Como patrocinar?

As empresas ou pessoas físicas interessadas em patrocinar o projeto do Centro Integrado de Cultura de Navegantes devem procurar a Fundação Cultural de Navegantes, localizada na Rua Arnaldo Passos, 632 – Centro, tel (47) 3342-3586. A empresa não terá nenhum gasto, sendo apenas destinados de 4% a 6% do seu Imposto de Renda com base no lucro real. Como contrapartida ao patrocínio, a empresa terá seu nome divulgado junto à CIC.

A Lei Rouanet

A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991),conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.

O grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR devido em ações culturais.