Criado o Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil

Em evento que reuniu armadores da pesca industrial, pescadores, professores, estudantes, secretários municipais e representantes do Governo Federal, entre outros, na sala Estuários do Cidec-sul da Furg, na tarde de hoje, 18, foi criado o Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil. O novo órgão será integrado por representantes dos sindicatos dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí (Sindipi, de Santa Catarina) e dos Armadores da Pesca do RS (Sindarpes/RS), Escritório Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), instituições de pesquisa e universidades do Rio Grande e de Itajaí.

Conforme o professor Marcelo Vasconcellos, do Instituto de Oceanografia da Furg, envolvido na iniciativa, o principal objetivo deste Fórum é criar espaço de discussão entre os setores produtivo, acadêmico, governamental e não-governamental para debater ações relativas à gestão da pesca que possam subsidiar o Governo Federal em suas decisões sobre a regulamentação da pesca industrial e semi-industrial na região Sul. Ele observa que está sendo criado um espaço que deveria ter sido instituído pelo Governo há muito, mas não foi.

O Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil, é semelhante ao também pioneiro Fórum da Lagoa dos Patos, que envolve a pesca artesanal. É um órgão colegiado de função consultiva ao setor pesqueiro marítimo no âmbito político, econômico, social e ambiental, que terá uma coordenação. Na reunião de ontem, também começou a ser discutido o estatuto do novo órgão e sua coordenação interina.O encontro contou com a participação do diretor de Ordenamento da Pesca do MPA, João Dias, segundo o qual existe entendimento e disposição dos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente de avançar no processo de gestão dos recursos pesqueiros. Dias disse acreditar que é neste formato (organização em fórum) que ocorrerão os avanços.

O coordenador técnico do Sindarpes/RS, Jorge Melo, observou que a proposta com a criação do Fórum é tirar o estigma de que o setor produtivo é só extrativista e tornar a pesca mais sustentável e economicamente viável. Melo salientou que, atualmente, aqueles que tomam as decisões sobre o setor não são subsidiados de informações regionais, que são importantes para as tomadas de resoluções. E o Fórum irá levar essas informações até os que decidem.

Fonte: Jornal Agora

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, presença de sol entre nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite, devido a circulação marítima. Na quarta-feira, variação de nuvens com condições de chuva isolada na madrugada, manhã e noite na área de pesca.

Previsão para hoje (18/10/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite, devido a circulação marítima.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol e variação de nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada nas proximidades de Paranaguá.

Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Variação de nuvens e condições de chuva isolada na madrugada, manhã e noite na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira, sol com variação de nuvens na área de pesca, com condições de chuva isolada nas proximidades de Paranaguá. No sábado, variação de nuvens e condições de chuva isolada na área de pesca, devido a circulação marítima. Vento de NE com rajadas de 50 a 70km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de SE/E com variação para NE com picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos no sábado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, presença de sol entre nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite entre Laguna e Torres, devido a circulação marítima. Na quarta-feira, presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para hoje (18/10/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a E com variação para NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite entre Laguna e Torres, devido a circulação marítima.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada entre Laguna e Torres.

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, presença de sol na área de pesca, devido a um sistema de alta pressão. Vento de NE com rajadas de 50 a 70km/h. Ondas de SE/E com variação para NE com picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos no sábado.

Fonte: Epagri/Ciram