CSA assina acordo para investir R$ 4,6 mi em projetos de pesca no Rio

A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) assinou nesta segunda-feira um acordo com a Secretaria Estadual de Ambiente do Rio de Janeiro para o investimento de R$ 4,6 milhões em projetos socioambientais de pescadores na Baía de Sepetiba. A companhia está substituindo algumas medidas compensatórias acordadas para a liberação da licença de instalação da usina. Entre os projetos, estão previstos o transporte e beneficiamento de pescado, e até mesmo a criação de uma escola itinerante sobre uma balsa. Até agora, a companhia investiu apenas cerca de R$ 140 mil nos condicionantes relativos à pesca. Agora, todos os projetos estão sendo coordenados pela Secretaria, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio (Uepa). O secretário Carlos Minc afirmou que o acordo não resolve apenas o problema dos pescadores, mas também o da população. “A gente olha a autossuficiência alimentar da população do Estado do Rio. A gente não pode esquecer desse pequeno grande detalhe”, disse.

Até o início do ano que vem, a Secretaria vai fazer um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a região de Sepetiba, com R$ 800 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Esses recursos serão apenas para a elaboração do plano, mas sua implementação vai contar com diversos recursos, de empresas privadas que atuem na região, e do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema)”, disse Minc. O desembolso já acordado com a CSA será realizado de acordo com as fases do licenciamento ambiental da companhia. Até o fim de setembro de 2012, será investido R$ 1,7 milhão. Os R$ 2,4 milhões restantes serão aplicados após o recebimento da Licença de Operação.

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO. RESSACA. Entre segunda e terça-feira, predomínio de nuvens com chuva na área de pesca, devido a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e do Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera).

Previsão para hoje (22/08/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de S de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m, mais altos nas proximidades de Laguna. Ressaca. Predomínio de nuvens com chuva na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de E a SE, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 55 km/h. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Risco de ressaca. Predomínio de nuvens com chuva na área de pesca.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Chuva na madrugada na área de pesca, persistindo no decorrer do dia entre Florianópolis e Paranaguá.

Tendência: Na quinta-feira, condições de chuva no início e final do dia entre Florianópolis e Paranaguá, devido a uma nova frente fria. Na sexta-feira, mais nuvens com chuva isolada na área de pesca, devido ao deslocamento da frente fria. Vento de E/SW com variação para SE, com rajadas de 40 a 60km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de SE/S com picos de 3.0 a 3.5m na quinta e de 2.0 a 2.5m na sexta-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO, COM RESSACA. Nesta segunda-feira, mais nuvens na área de pesca com condições de chuva à noite nas proximidades de Laguna, devido a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e do Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera). Na terça-feira, o tempo segue instável com muitas nuvens e chuva na maior parte da área de pesca.

Previsão para hoje (22/08/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Ressaca. Mais nuvens na área de pesca com condições de chuva à noite nas proximidades de Laguna.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Risco de Resssaca. O tempo segue instável com muitas nuvens e chuva na maior parte da área de pesca.

Quarta-feira, ventos de NE a E, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Condições de chuva na madrugada nas proximidades de Laguna. No decorrer do dia, presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Tendência: Entre quinta e sexta-feira, muitas nuvens na área de pesca com chuva entre Mostardas e Laguna, devido a uma nova frente fria. Vento de NE/S com rajadas de 40 a 60km/h. Ondas de E/S com picos de 2.5m a 3.0m.

Fonte: Epagri/Ciram