Curso do IFSC ensina técnicas de combate a incêndios e sobrevivência no mar em Itajaí

Mercado petrolífero cresce na região e é preciso estar preparado para as novas vagas

Imagine que você está em uma plataforma de petróleo a vários quilômetros da costa e de repente ela pega fogo? O que fazer? E se você fica perdido no mar, qual a melhor forma de agir? As respostas a essas perguntas são temas estudados pelos alunos do curso de Auxiliar de Plataforma do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O mercado petrolífero está expandido no sul do país com o aumento na extração do petróleo do pré-sal. Com isso, surge a necessidade de profissionais capacitados para ocupar as vagas que começam a surgir e exigem conhecimentos específicos. Foi com esse objetivo que o IFSC decidiu ofertar o curso de Auxiliar de Plataforma de forma gratuita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso tem duração de 260 horas e termina no próximo mês. Participam das aulas 23 alunos que pretendem seguir essa carreira, como é o caso de David Willams Vieira da Cunha. Ele já trabalhou na área metalúrgica com construção naval e agora atua em outro ramo. Mas está seguro que quer voltar. “Não vejo a hora de começar a trabalhar na área pois sei que é bem promissora”, garante.

O professor do curso, Rogério Dias Domingos garante que as oportunidades de trabalho são imensas, ainda mais com a exploração do pré-sal. Segundo ele, os salários para quem trabalha na área OFFSHORE variam entre R$ 4,5 e R$ 6 mil para o nível técnico.

Segundo o professor, as aulas práticas são bem pesadas. “Recomendo que no dia que antecede esta aula se durma oito horas, diga não a bebidas alcoólicas e que o consumo de macarrão é conveniente, porque a ralação não é moleza”, esclarece. Ele informa ainda que todas as fases das aulas são eliminatórias. “O salto da plataforma dos 04 metros costuma ser o divisor de águas”, comenta.

Esse foi o primeiro curso a ser ofertado via Pronatec pelo Câmpus Itajaí do IFSC em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade. A coordenadora do Pronatec no câmpus, Marina Veloso, explica que a intenção é formar uma nova turma no próximo mês. “Recebemos mais de 90 inscrições para uma turma de 30 vagas. Como ainda existem muitos candidatos interessados em realizar o curso, a partir do mês que vem vamos iniciar a segunda turma. Em breve divulgaremos o período de inscrições”, antecipa.

Fique ligado
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos, de graduação e Proeja do IFSC. Na região do Vale, são 250 vagas para cursos técnicos nos câmpus Gaspar e Itajaí. As aulas para todos os cursos começam no segundo semestre de 2014. Todos os cursos são gratuitos.
As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Para cursos técnicos e de graduação, o prazo final para inscrições é 19 de maio. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.
A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30 e deve ser paga até 20 de maio. Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 6 de maio, conforme procedimentos detalhados nos editais.
Confira abaixo os cursos oferecidos na região:
Câmpus Gaspar
Técnico integrado em Química (matutino) – 40 vagas