Diretores do SINDIPI assumem cargos na ACII

O presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro, o delegado e coordenador da Câmara Setorial das Indústrias, Dario Luiz Vitali, e a integrante do Conselho Fiscal e coordenadora da Câmara Setorial do Atum, Maria de Fátima Santos Silva, assumirão nesta sexta-feira (27), cargos na Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Giovani Monteiro fará parte do Conselho Deliberativo, já Dario Vitali, será o conselheiro suplente do Conselho fiscal e Maria de Fátima assumirá como vice presidente para assuntos da Pesca. A participação dos mesmos nos Conselho Fiscal e Deliberativo, bem como, na Diretoria Executiva da ACII, só vem destacar o prestígio do SINDIPI e de seus associados/colaboradores, como referências na cidade de Itajaí.  A empresária Maria Izabel Pinheiro Sandri será reempossada presidente da ACII, seu mandato é de dois anos e encerra em janeiro de 2014. Manter e ampliar os serviços prestados pela ACII aos seus associados e sustentar a união de esforços entre ACII, ADAC, CDL, Centro Lojas, Intersindical Patronal, OAB, SINDIPI, Sincomércio e demais entidades representativas com os poderes públicos municipal, estadual e federal para equacionarem os principais problemas do município e região, devem ser pontos fortes do seu programa de gestão. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 20h30min na Sociedade Guarani

A Associação Empresarial de Itajaí

A ACII tem como missão promover a integração, o desenvolvimento empresarial e social, estimulando a livre iniciativa e o associativismo. Foi criada num período conturbado da história nacional, às vésperas da Revolução de 30. Homens visionários criaram em 28 de maio de 1929 um fórum para debates e busca de soluções para os problemas do Município e região. Há 75 anos começou a ser escrita a história da Associação Comercial e Industrial de Itajaí quando na reunião realizada em 28 de maio de 1929 na Prefeitura de Itajaí foi eleita a primeira Diretoria: Bonifácio Schmitt (Presidente), Victor Kleine (Primeiro Secretário), Augusto Voight (Segundo Secretário), Manoel Vieira Garção (Tesoureiro) e no conselho deliberativo: Júlio Willerding, Arno Bauer e José Eugênio Muller.  No primeiro ano de atividade, a ACII se engajou na luta em favor do Porto de Itajaí, às vésperas da Revolução de 30. Em seguida reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente. A primeira sede da Entidade situava-se na casa de Eduardo Dias de Miranda, na Rua Lauro Muller, onde anteriormente funcionou os correios até 1942.

Entre os anos de 56 a 78, a ACII teve participação ativa na construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, destacando-se por sua preocupação com a comunidade. A Associação pode ser também considerada como mola propulsora do crescimento econômico da cidade de Itajaí. Em sua política, em meados da década de 70, seu empenho maior esteve relacionado com a implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Foi nessa década na gestão de Nivaldo Detóie (1968/1974) que foi comprada a sede própria da ACII, onde a Entidade atende até hoje, Rua Hercílio Luz, 381, Galeria Rio do Ouro.  Diversas foram as ações e envolvimento da ACII durante sua trajetória. Um passo importante foi a criação do troféu “Empresário do Ano” em 1989 na administração de Horário Figueiredo. O primeiro homenageado foi Paulo Bauer. Na gestão de Mário César Sandri a Entidade estreitou relações com importante parceiro: o Sebrae, que na época passou atender no mesmo andar. Na época também foi realizada a primeira reforma na sede.

Assessoria de Imprensa do SINDIPI com informações da Assessoria de Comunicação da ACII