Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Dois homens são autuados por pesca durante o defeso do camarão em SC

Dois homens são autuados por pesca durante o defeso do camarão no Sul de Santa Catarina

 

 

 

Dois homens foram autuados em uma operação realizada para combater a pesca de camarão durante o defeso, na Lagoa do Imaruí, entre Laguna e Imaruí, no Sul de Santa Catarina. Nesta época, a pesca está proibida para permitir a reprodução do crustáceo. A operação foi feita pela Polícia Ambiental na madrugada desta terça-feira. Participaram da ação 15 homens e quatro embarcações. Os policiais também avistaram um pescador em uma canoa usando uma rede proibida para a pesca do camarão neste período. O homem conseguiu fugir. No local onde estava, foram encontradas mais de 20 redes e várias baterias de carro. Os dois homens autuados irão responder a um procedimento administrativo e outro criminal, de acordo com a Polícia Ambiental.

Fonte:A Notícia

 

 

Piratas sequestram cargueiro chinês

 

 

 

Um navio de carga de bandeira chinesa foi sequestrado ontem por piratas, no nordeste das Ilhas Seychelles, no oceano índico, informou o quartel-general da missão antipirataria da União Europeia, Atalanta. Segundo o comunicado, a captura do navio ocorreu nas águas da costa da Somália, em uma região que há cerca de dois anos é cenário de frequentes ataques de piratas somalis. Um avião de patrulha marítima da missão europeia foi enviado ao local para investigar a ocorrência.

 

Atualmente, os piratas somalis mantêm sob seu poder cinco navios estrangeiros, entre eles o atuneiro espanhol Alakrana, com 36 tripulantes a bordo, pelo qual pedem US$ 4 milhões. Para melhorar a segurança, vários atuneiros espanhóis que operam na região embarcam com ex-militares britÂnicos, segundo informou o jornal espanhol "El Pais". A decisão é uma resposta à rejeição do governo espanhol de colocar militares do país nos barcos, como faz a França com seus navios pesqueiros.

Fonte:Jornal Agora

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com presença de sol e aumento de nuvens ao longo do dia na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (20/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de W a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com presença de sol e algumas nuvens em boa parte do período.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol durante o dia e pancadas de chuva com risco temporal isolado entre tarde e noite.

 

Quinta-feira, ventos de NW a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol entre nuvens em boa parte do dia.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

A instabilidade se afasta de SC, deixando o tempo firme com presença de sol e algumas nuvens na área da pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (20/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com predomínio de sol e aumento de nuvens na área da pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol e pancadas de chuva com descargas elétricas, de forma bem isolada, com risco de temporal entre tarde e noite.

 

Quinta-feira, ventos de NW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Uma frente fria passa por alto mar, provocando apenas pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite na área de pesca. O vento varia para sul devido a chegada de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar fica pouco agitado neste período.

Fonte: Epagri/Ciram.