Em Itajaí, ministro da Pesca e Aquicultura anuncia benefícios para o setor pesqueiro

Uma série de encontros com pescadores e armadores de pesca marcou a visita do ministro Luiz Sérgio à cidade de Itajaí (SC) durante toda a terça-feira (13). O ministro aproveitou para anunciar que o MPA vai liberar, ainda este ano, os recursos necessários para que seja construído o novo Mercado Do Peixe da cidade. "Este é um pleito importante da cidade e do setor e estamos finalizando o processo que permitirá a concretização do projeto e o início das obras nos próximos meses", disse. O ministro esteve no Sindicato das Indústrias e Armadores de Pesca (Sindipi) pela manhã e se reuniu com os trabalhadores do Sintrapesca no início da noite. Entre uma e outra reunião, o ministro visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que possui parceria na área de pesquisa com o MPA, e percorreu algumas das principais indústrias de pesca e processamento de pescado da região.

No Sindipi, o ministro ouviu dos empresários, entre outras reivindicações, a preocupação com a grande entrada de peixes importados no País o que vem diminuindo a competitividade do pescado nacional. No Sintrapesca, Luiz Sérgio recebeu uma pauta de reivindicações que inclui a questão do seguro-desemprego na época de defeso para os pescadores que trabalham com carteira assinada. "Meu principal objetivo com esta visita foi estabelecer um canal direto de diálogo com os pescadores e empresários de Santa Catarina, que é o maior produtor de pescado do Brasil e, portanto, merece toda a nossa atenção", disse. Luiz Sérgio esteve ainda na sessão da Câmara Municipal da cidade onde falou sobre a 8ª Semana do Peixe, que acontece em todo o Brasil de 11 a 24 de setembro, tendo como foco o aumento do consumo de pescado.

Fonte: MPA