Por: Marcella Silvestro

Instituto Anjos do Mar Brasil

ENTIDADES CIVIS E FORÇAS MILITARES SE REUNEM NO I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA NÁUTICA E RESGATE MARÍTIMO

Foi realizado na ultima sexta feira dia 11, em Itajai/SC o I Encontro Internacional de Segurança Náutica e Resgate Marítimo.

Entidades Civis e Forças Militares se uniram para trocar de experiências sobre resgate marítimo e discutir a melhor forma de criar uma cooperação entre as diversas entidades comprometidas com esta atividade.

O Brasil foi representado pela Marinha, Aeronáutica, Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Anjos do Mar Brasil, FUNSALVASC, UFSC e UNIVALI.

Além disso tivemos a participação da IMRF – Federação Internacional de Resgate Maritimo, ADES – Associação Honoraria de Salvamentos Maritimos e Fluviais do Uruguai, Cooperativa de Salvamento Aquático de  Portugal, NLSI – Instituto Nacional de Resgate no Lago de Uganda, Estaleiro Ocean Tech do Chile.

O navegador Vilfredo Schurmann não pode estar presente no encontro, mas enviou um vídeo com uma mensagem sobre a importância do tema na comunidade marítima.

O Senhor Jorge Diena, diretor da IMRF, para mostrar a importância da cooperação entre os órgãos governamentais e civis,  ressaltou que “quando acontece um resgate, o importante não é a cor do uniforme da tripulação ou do casco da embarcação, o importante é que ele seja bem sucedido”.

O Instituto Anjos do Mar Brasil promoveu do encontro e  Marcelo Ulysséa, diretor presidente declarou que “ o Encontro foi um sucesso, todas as entidades presentes se mostraram preocupadas com o assunto e dispostas a cooperar entre si para que o Brasil tenha um serviço de resgate Marítimo cada vez mais eficiente.”

O próximo encontro internacional será realizado em novembro de 2012 e terá sede em Montevidéo – Uruguai.

Informações www.anjosdomar.org/encontro.htm

att