Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Escola de Pesca de São Gonçalo inaugura Curso para Formação de Pescadores



Escola de Pesca de São Gonçalo inaugura Curso para Formação de Pescadores

 Ministrado pela Capitania dos Portos, o curso é fruto de uma parceria entre a FIPERJ, FAERJ/SENAR-RJ, SAPERJ e SIPERJES

 

 

Com uma solenidade comandada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca deputado Felipe Peixoto e pelo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ), Marco Botelho, foi realizada no dia 28 de julho a abertura do Curso de Formação de Aquaviários/Pesca (CFAQ II/III/P) na Escola de Pesca Ascânio de Farias, localizada em  São Gonçalo , a ser ministrado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. O curso  terá a duração de dois meses e duas semanas e as aulas serão dadas para uma turma de 30 pescadores profissionais - POP -. “É muito bom ver essa escola revitalizada e o nosso trabalho é para que ela realmente seja um local de formação dos pescadores. A tradição da pesca está deste lado da baía de Guanabara, por isso é muito importante essa qualificação acontecer aqui", disse o secretário Felipe Peixoto, que ressaltou, ainda, o apoio dado pelo governador Sérgio Cabral para o setor pesqueiro. “O investimento na educação dos pescadores é de suma importância. Vamos estruturar ainda mais essa escola para que haja, também, outros cursos disponíveis para a comunidade”, falou Marco Botelho, presidente da Fiperj.

 

O curso tem como objetivo complementar conhecimentos teóricos como  aspectos de segurança, emergência, sobrevivência e primeiros socorros, além de dar a formação profissional necessária à qualificação dos pescadores. Em um módulo específico, os alunos aprendem sobre ecologia marinha, navegação e legislação, entre outros assuntos. Ao final do curso, os pescadores vão receber um certificado de qualificação para as atividades de Pescador Profissional Especializado (PEP) e Condutor Motorista de Pesca (CMP).

Além da Capitania dos Portos e da FIPERJ, participam da parceria para a realização do curso o Sindicato de Pescadores dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SIPERJES), o Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (SAPERJ) e a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (FAERJ). Também estiveram presentes ao evento os secretários municipais de  Desenvolvimento Regional de São Gonçalo, Júlio Moura e de Agricultura e Pesca , Sérgio Fonseca, o secretário de Abastecimento de Niterói, Paulo Rosa, o subsecretário de Pesca de Niterói, Atílio Guglielmo, o vereador de São Gonçalo, José Carlos Vicente, o representante da presidência da FAETEC, Marcelo Azeredo, o representante da FAERJ e do SAPERJ, Comandante Flávio Leme, o presidene do SIPERJES Sr. Antonio Moreira e o representante da Capitania dos Portos, suboficial Ferreira.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. Atenção: associado à temporais os ventos podem ser mais intensos do que o previsto. AMANHÃ, A AGITAÇÃO MARÍTIMA AUMENTA. Uma frente fria, em deslocamento pelo litoral sul do país, deixa o céu encoberto com chuva e temporal isolado na área de pesca, nesta sexta-feira e em parte do sábado.

 

Previsão para hoje (29/07/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, sendo as rajadas mais intensas previstas ao sul de Florianópolis. Ondas de NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Céu encoberto com condições de chuva e temporal isolado no decorrer do dia.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Céu encoberto com chuva e temporal isolado na madrugada e início da manhã na área de pesca, melhorando no decorrer do dia. À noite há chance de chuva novamente.

 

Domingo, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Céu encoberto com chuva e temporal isolado na área de pesca devido a formação de um sistema de baixa pressão.

 

Tendência: Na segunda-feira, o sistema de baixa pressão se intensifica dando origem a um ciclone extratropical, mantendo a condição de chuva e temporais na área de pesca. Na terça persiste a nebulosidade e a condição de chuva, melhorando no decorrer do dia. Temperatura em declínio com a chegada de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Vento de NE/SE, passando a W/SW, com rajadas de 50 a 70km/h, sendo as mais intensas previstas para terça. Mar agitado a muito agitado com ondas de S e picos de 2.5 a 3.0m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

Alertas: Atenção: associado à temporais os ventos podem ser mais intensos do que o previsto. AMANHÃ, A AGITAÇÃO MARÍTIMA AUMENTA. Uma frente fria, em deslocamento pelo litoral sul do país, deixa o céu encoberto com chuva e temporal isolado na área de pesca, nesta sexta-feira. No sábado, um sistema de alta pressão deixa o tempo mais estável.

 

Previsão para hoje (29/07/2011) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 55 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Predomínio de nebulosidade e chuva na área de pesca, melhorando ao sul de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Presença de sol entre nuvens no decorrer do dia.

 

Domingo, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Predomínio de nebulosidade e chuva no decorrer do dia na área de pesca devido a formação de um sistema de baixa pressão.

 

Tendência: Na segunda-feira, o sistema de baixa pressão se intensifica dando origem a um ciclone extratropical, mantendo a condição de chuva e temporais na área de pesca. Na terça persiste a nebulosidade e a condição de chuva isolada. Temperatura em declínio com a chegada de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Vento de SW a SE com rajadas de 50 a 65km/h, mais intensas ao norte de Mostardas. Mar agitado a muito agitado com ondas de S e picos de 2.5 a 3.5m.

 Fonte: Epagri/Ciram