Estudo vai avaliar dinâmica da pesca no ES para reunir informações científicas

Visando a assegurar informações científicas à Comissão Internacional a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), um convênio entre Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFes) e Fundação Ciciliano Abel de Almeida irá estudar a pesca no Espírito Santo. O projeto faz parte do Programa de Estatística Pesqueira do Espírito Santo que irá verificar a dinâmica da pesca artesanal e industrial das frotas linheira, lagosteira e camaroeira nos portos do Estado, e aproveitar que se trata de um dos maiores produtores de atum do País, para buscar dados científicos sobre a espécie, visando à sua preservação. A notícia divulgada pela Fundação de Apoio à Ufes é que as informações poderão contribuir para a conservação e o manejo das diversas espécies de atum do Oceano Atlântico. Além disso, serão analisados pescados como badejo, pescadinha, cação, peroá, lagosta e camarão. O projeto irá verificar a dinâmica da pesca artesanal e industrial nos portos de Itapemirim, Piúma, Marataízes, Anchieta, Guarapari, Vitória, Vila Velha, Aracruz, Conceição da Barra e São Mateus, onde estão situados alguns dos pontos amostrais da pesquisa. Segundo a Fundação de Apoio a Ufes (FCAA), o monitoramento será contínuo de 23 locais de desembarque pesqueiro ao longo da costa capixaba, abrangendo todos os municípios costeiros e acompanhando os parâmetros biológicos das principais espécies desembarcadas no Espírito Santo.

A coleta de dados, já iniciada nos pontos amostrais, é feita em três etapas: desembarque (por meio de questionários que apontam a espécie do peixe, peso e quantidade); coletas mais detalhadas de observadores a bordo das embarcações; e amostragem biológica, que observa o tamanho, a variedade das espécies, a época de reprodução, os hábitos alimentares, entre outras características.  Ao todo, 23 coletores participam dos trabalhos. Entre eles, filhos de pescadores que residem na comunidade e têm o ensino médio completo. Segundo a FCAA, os coletores têm a expectativa de estudar e desenvolver o potencial para a pesquisa, assim como seguir carreira no mercado e até mesmo na Marinha. Além dos filhos dos pescadores dos sete pontos amostrais, participam do estudo estudantes da Ufes, oceonógrafos, biólogos e as comunidades pesqueiras. Ao todo, a pesca no Espírito Santo é responsável por 14 mil empregos diretos e cinco 5 mil indiretos.

Fonte: Século Diário

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, chuva isolada devido a passagem de uma frente fria na área de pesca. Na quarta, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Previsão para hoje (20/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Tempo instável com chuva em boa parte do dia devido ao deslocamento de uma frente fria na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Tendência: Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade formadas pela presença de um Ciclone Extratropical na costa do Sul do Brasil. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros. No sábado, tempo ainda instável com chuva por causa do Ciclone Extratropical no oceano. Ventos de SE de 40 a 50km/h, ondas de 1.5 a 2.0 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES. Nesta terça-feira, chuva isolada devido a passagem de uma frente fria na área de pesca. Na quarta, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Previsão para hoje (20/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Chuva pela manhã no setor norte da áreas de pesca, melhorando no decorrer do dia com presença de sol em boa parte da região.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes entre Chuí e Mostardas. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslocamento pela região.

Tendência: Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade associadas a presença de um Ciclone Extratropical na costa. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros. No sábado, tempo mais estável com predomínio de sol entre poucas nuvens. Ventos de SE de 40 a 50km/h, ondas de 1.5 a 2.0 m.

Fonte: Epagri/Ciram