Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

FAO lança publicação sobre a Pesca Mundial e Aquacultura na Reunião do COFI

FAO lança publicação sobre a Pesca Mundial e Aquacultura na Reunião do COFI

Relatório revela que o setor produziu um recorde de 128 milhões de toneladas de pescado em 2011

 

A 30ª Reunião do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) começou hoje (9) em Roma. Durante  a abertura o diretor - geral do órgão, José Graziano fez um balanço do setor de pesca e aquicultura no mundo e mencionou resultados da Rio +20. Uma publicação da FAO sobre o “Estado de Pesca Mundial e Aquacultura 2012” também foi lançada. 

O relatório revela que o setor produziu um recorde de 128 milhões de toneladas de pescado para a alimentação humana - uma média de 18,4 kg per capita. Segundo a publicação, a pesca e a aquicultura são também uma fonte de renda para 55 milhões de pessoas. A FAO pediu ainda aos governos que concentrem esforços para garantir uma pesca sustentável em todo o mundo. 

O ministro da Pesca e Aquicultura e Chefe da Delegação Brasileira na Sessão, Marcelo Crivella participou da abertura acompanhado do Embaixador do Brasil junto a FAO, Antonino Marques Porto. Em seu discurso, Crivella falou sobre a situação e as necessidades da pesca e aquicultura no mundo. “O Brasil considera que o enfoque multilateral é de fundamental importância para fazer valer nossos objetivos comuns de produtividade com sustentabilidade registrados nos Acordos firmados e no Código de Conduta  para a Pesca Responsável. Nesse contexto, renovo nossa exortação para que a FAO concentre esforços com vistas à viabilidade econômica das atividades de pesca e aquicultura nos países em

desenvolvimento, de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional, aliada ao incremento na renda das populações vulneráveis”, disse o ministro. 

Crivella se reuniu ainda com o Secretário de Pesca do Sri Lanka e delegação. No encontro, o ministro manifestou a oferta de cooperação entre Brasil e Sri Lanka, na área da pesca e da aquicultura, principalmente no que se refere à tilápia - espécie de grande interesse estratégico para os dois países. 

Com informações da FAO

Fonte: MPA

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, INTENSIFICAÇÃO DO VENTO.

 

Previsão para Terça-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Um nova frente fria avança pela área de pesca, provocando aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas na área de pesca.

Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. O tempo melhora no decorrer do dia em boa parte da área de pesca, permanecendo a condição de chuva entre São Francisco do Sul e Paranaguá.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, outro sistema de alta pressão na área de pesca deixa o tempo estável com sol e temperaturas baixas. Vento de W/SW com rajadas de 40km/h. Ondas de S/SE com picos de 2.0 a 2,5 m.

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO, COM ONDULAÇÃO MÉDIA A BAIXA. INTENSIFICAÇÃO DO VENTO.

Previsão para Terça-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Um nova frente fria avança pela área de pesca, provocando chuva e trovoadas na área de pesca.

Quarta-feira, ventos de SW a W, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m. Predomínio de nebulosidade, melhorando com sol no decorrer do dia.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, outro sistema de alta pressão na área de pesca deixa o tempo estável com sol e temperaturas baixas. Vento de W/SW com rajadas de 40 a 60km/h. Ondas de S/SE com picos de 2.5 a 3.0 m.

Fonte: Epagri/Ciram