Furg recebe doação de tubarão-duende

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) recebeu um tubarão-duende (Mitsukurina Owstoni) nesta quarta-feira. O animal, que está morto, habita águas profundas – cerca de 1200 metros – e é extremamente raro. De 1898 para cá, apenas 36 tubarões desta espécie foram encontrados em todo o mundo. A espécie foi capturada no dia 12 de setembro por pescadores em frente à costa gaúcha, em uma profundidade de cerca de 400 metros. O tubarão-duende foi doado por Luiz Fernando Raizer Moro, observador de bordo do barco Gunnar Vingrenn III. Segundo o professor Lauro Barcellos, diretor do Museu Oceanográfico da Furg, o animal irá integrar a coleção de peixes do Instituto Oceanográfico da universidade, que fica em Rio Grande.

O tubarão-duende

O tubarão-duende doado para a Furg mede 2,30 metros. A espécie atinge até 4 metros de comprimento. A espécie se alimenta de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam o fundo do mar.

Fonte: ClicRbs – RS

Ministra da Cultura e ministro da Pesca visitam Angra

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhada no ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, estiveram hoje (14) em Angra dos Reis para a abertura da Fita (Festa Internacional do Teatro de Angra), que será realizada de 14 a 30 de outubro. - O festival, que conta com o apoio do governo do Federal, é uma referência no país inteiro. Grandes montagens do cenário brasileiro serão apresentadas na Fita. E para Angra dos Reis isso é muito bom, pois como abrange todas as partes do país, é importante levar o nome da cidade, principalmente destacando o setor turístico - disse a ministra Ana.A Festa Internacional do Teatro de Angra é realizada desde 2004 e reúne grupos de teatro de todo o país, e até mesmo internacionais, como o grupo de Angola que se apresentará nesse ano.

A Festa é uma das maiores em termos de público, tanto que contou, em 2010, com cerca de 90 mil espectadores. Este ano a FITA, além de levar para Angra dos Reis os principais espetáculos em cartaz no país, promoverá o primeiro Troféu FITA de Teatro. A premiação destacará os melhores em diversas categorias (espetáculo, ator, atriz, figurino, cenário, iluminação), além do prêmio especial do público.- É uma festa realmente brilhante, por isso fiz questão de convidar a nossa ministra da Cultura para participar - afirmou Luiz Sérgio.

Patrimônio Cultural

Além da Fita, os ministros passaram o dia visitando obras tombadas como patrimônio que foram recuperadas recentemente pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Dentre as obras visitadas estão as Igrejas do Bonfim; Santa Luzia; Convento São Bernardino de Sena; e o Complexo do Convento do Carmo, que incluem a Igreja e o Convento da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Construído em 1953, o Convento do Carmo foi restaurado em parceria realizada pelo Iphan com a Eletrobrás. Apesar das intensas transformações sofridas pela paisagem natural e urbana de Angra dos Reis, o Convento ainda é marcante na região central, atestando uma época em que as comunicações se davam quase que exclusivamente pela navegação.

- Passamos por um período em que o Iphan conseguiu trazer bastante recursos para a região Costa Verde. E acho indispensável a visita da ministra Ana para acompanhar as obras que estão sendo feitas - argumentou o superintendente regional do Iphan, Carlos Fernando de Souza Leão. As reformas emergenciais nas igrejas do Bonfim e Santa Luzia, que tiveram investimentos de R$ 488 mil do Iphan, incluíram a recuperação da cobertura (telhado), forro e cimalha em madeira. Na ermida do Bonfim houve também reforma na estrutura dos pilares do alpendre. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, passará ainda por uma segunda fase de obras realizadas pelo Iphan com investimentos de R$ 319 mil para a recuperação do altar. - Angra dos Reis tem um patrimônio histórico imensurável, tanto material, quanto imaterial, e acho imprescindível mantermos isso, pois se abandonarmos começa a degradação - ressaltou Ana.

Fonte: UOL

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E SEM ALERTA. Neste domingo, variação de nuvens e condições de chuva isolada à noite na área de pesca, devido ao Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera). Na segunda-feira, nebulosidade variável alternando com períodos de aberturas na área de pesca.

Previsão para hoje (16/10/2011) - tarde e noite: Domingo, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens e condições de chuva isolada à noite na área de pesca, devido ao Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera).

Previsão para amanhã Segunda-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável alternando com períodos de aberturas na área de pesca.

Terça-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens e condições de chuva isolada na área de pesca.

Tendência: Entre quarta e quinta-feira, mais nuvens e condições de chuva isolada na área de pesca, devido a circulação marítima. Vento de E/NE com rajadas de 40 a 50km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de SE com picos de 2.5 a 3.0m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.Neste domingo, tempo seco na maior parte da área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite entre Laguna e Torres, devido ao Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera). Na segunda-feira, presença de sol entre nuvens na área de pesca, devido a um sistema de alta pressão.

Previsão para hoje (16/10/2011) - tarde e noite: Domingo, ventos de E a NE com variação para SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo seco na maior parte da área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite entre Laguna e Torres, devido ao Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera).

Previsão para amanhã Segunda-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca, devido a um sistema de alta pressão.

Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na maior parte da área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada entre Laguna e Torres.

Tendência: Entre quarta e quinta-feira, presença de sol na área de pesca, com mais nuvens e condições de chuva isolada nas proximidades de Chuí e entre Laguna e Torres, devido a circulação marítima. Vento de E/NE com rajadas de 40 a 50km/h. Ondas de E/NE com picos de 2.5 a 3.0m.

Fonte: Epagri/Ciram