IMPORTANTE: Produção de Informações científicas sobre a captura de tainha

O Sindicato dos Armadores e Indústrias de Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI, através da sua coordenadoria técnica vem a presença de vossas senhorias informar-lhes que considerando a necessidade de produzir informações científicas sobre a pesca da tainha realizada por embarcações de cerco, apresentamos as seguintes informações e solicitações:

• O Sindipi contratou os serviços de um observador científico exclusivo para acompanhar as viagens de traineiras na pesca da tainha. O nome do observador é Fábio Silveira, que estará embarcando em Rio Grande ainda nessa semana, no B/P Cabral VII. O observador poderá trocar de barco para fazer outras viagens, permanecendo em Rio Grande enquanto for necessário.

• Solicitamos que sejam entregues à Coordenadoria Técnica cópia dos mapas de bordo das viagens na pesca da tainha. A legislação prevê que as informações sobre as operações de pesca anotados nos Mapas de Bordo são de caráter confidencial e são de uso exclusivo para fins de monitoramento e pesquisa. (INI 26/2005; Art. 6º; Parágrafo Único). Ou seja, não podem ser usados como prova de algum tipo de infração;

• Existem duas universidades que estão realizando pesquisa sobre a pesca da tainha, com acompanhamento do Sindipi: FURG (Rio Grande) e UNIVALI;

• Essas universidades estão monitorando desembarques em Rio Grande e Itajaí/Navegantes, fazendo entrevistas com mestres e fazendo amostragens de tainha.

• No caso de descargas em Rio Grande em que o peixe é transportado por terra para Itajaí/Navegantes, a UNIVALI poderá recolher as amostras na chegada do peixe na fábrica (2 a 3 caixas), mediante comunicação por parte do armador/empresa. Para essas amostras, é muito importante ter informações da data e local de captura, a serem repassadas para a Coordenadoria Técnica do Sindipi.

• Contatos para informações: Coordenadoria Técnica (Michele Anacleto) – SINDIPI (47) 32476724; Roberto Wahrlich (47) 99527358; Fábio Silveira (47) 96421702.

Cordialmente,

Coordenadoria Técnica do SINDIPI