Indústria de pesca espanhola deve colocar Bahia na vice-liderança do ranking nacional de pescados

Pescanova investirá R$ 95 milhões no município de Glória

A indústria espanhola Pescanova, líder mundial no desenvolvimento estratégico de aquicultura, quer se instalar na Bahia. A empresa escolheu o município de Glória, maior produtor nacional de tilápia, localizado no Território de Identidade de Itaparica, no Norte do Estado. A intenção da companhia é investir R$ 95 milhões, e gerar 932 empregos diretos e 4.660 indiretos. Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, esse processo deve ser realizado com a integração dos pequenos produtores da região, que deverão ser fornecedores da empresa. Nos próximos dias, a indústria deverá assinar o termo de compromisso com o Governo do Estado, a fim de definir os detalhes da vinda da companhia, que entra em funcionamento em 2013.

A empresa, estabelecida nos cinco continentes, já tem instalações no Brasil, nos Estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco. A intenção da Pescanova é de industrializar os peixes produzidos em Glória e em Itacuruba (Pernambuco). A previsão é que filial baiana seja construída em três fases. Na primeira, de larvicultura, a empresa quer produzir 12 milhões de alevinos por mês. A segunda fase é a de engorda em tanques; e a terceira, será o processamento. A planta tem capacidade para processar 165,1 toneladas de tilápias por dia, e deverá chegar a 1.780 toneladas por mês. A previsão é de que a produção da Pescanova chegue a 21 mil toneladas por ano.

O diretor executivo da Pescanova Brasil, Róman Davila, explicou que aposta na tilápia por ser um peixe fácil de produzir, podendo ser considerado o “frango do mar”. Davila também comentou que o município de Glória foi escolhido por causa da gravidade e da sinergia com a produção em Itacuruba. Para o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, a vinda da indústria é crucial para o Estado, visto que deve colocar a Bahia, hoje em terceiro lugar, na vice-liderança do ranking nacional de pescados.

Fonte: Governo da Bahia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, mais nuvens com chance de chuva isolada à noite na área de pesca, devido a aproximação de uma frente fria. Na quarta-feira, variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca, devido ao deslocamento da frente fria pelo oceano.

Previsão para hoje (26/07/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais fortes entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Mais nuvens com chance de chuva isolada à noite na área de pesca, devido a aproximação de uma frente fria.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a NE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h, mais fortes entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca, devido ao deslocamento da frente fria pelo oceano.

Quinta-feira, ventos de NW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h, mais fortes entre Florianópolis e Laguna. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Mais nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, muitas nuvens e chuva na área de pesca, devido a uma nova frente fria. Vento de NW/SE com rajadas de 40 a 50km/h, mais fortes entre Florianópolis e Laguna. Ondas de NE/S com picos de 2.0m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, mais nuvens com chuva isolada na área de pesca, devido a aproximação de uma frente fria. Na quarta-feira, variação de nuvens na área de pesca com chance de chuva isolada nas proximidades de Laguna, devido ao deslocamento da frente fria pelo oceano.

Previsão para hoje (26/07/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais nuvens com chuva isolada na área de pesca, devido a aproximação de uma frente fria.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a E com variação para SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens na área de pesca com chance de chuva isolada nas proximidades de Laguna, devido ao deslocamento da frente fria pelo oceano.

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos na latitude de 52°W. Mais nuvens e chuva na área de pesca.

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, muitas nuvens e chuva na área de pesca, devido a uma nova frente fria. Vento de NW/SE com rajadas de 40 a 50km/h. Ondas de SE/S com picos de 2.5 a 3.0m, mais altos nas proximidades de Chuí.

Fonte: Epagri/Ciram