Inscrições abertas para curso de pescador profissional – POP Nível II

O Instituto Federal de Santa Catarina, através de seu campus de Itajaí, está ofertando 30 vagas gratuitas para o curso de pescador profissional – POP Nível II. As inscrições seguem até o dia 10 de outubro, e podem ser realizadas no IFSC Itajaí (situado na Rua Tijucas, nº 55, Centro), na Secretaria da Pesca; e na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.
O curso tem carga horária de 160 horas, acontecendo entre os dias 20 de outubro e 17 de novembro, sempre das 9h às 12h e 13h às 18h. O curso é direcionado a pescadores que pretendem adquirir a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) na categoria de POP (pescador profissional). Também podem participar pescadores que já possuem a CIR na categoria de POP e a Carteira de Pescador do MPA, e que pretendem atualizá-las, sendo os mesmos, posteriormente, certificados pela Marinha do Brasil.
Entre os pré-requisitos para cursar o POP estão ser brasileiro nato, ou naturalizado; ter mais de 18 anos de idade até o dia de inscrição, possuir nível de escolaridade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental, e apresentar atestado médico de suficiência física, considerando-o apto em Inspeção de Saúde, inclusive com boas condições auditivas e visuais.
Para realizar a inscrição basta preencher um formulário e levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de residência, de renda e escolaridade, e certidão de nascimento ou casamento. O atestado médico de aptidão física e mental deve ser entregue no momento da inscrição.
“Estamos no momento da inscrição, onde iremos cadastrar quem tem interesse em fazer o curso. Após esse período haverá uma seleção e os candidatos selecionados serão comunicados pelo telefone para virem efetivar a matrícula no período de 13 a 17/10”, explica Marina Regina Veloso, coordenadora do Pronatec no Câmpus Itajaí. “Nesta semana também haverá o teste de natação”, completa. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com preferência para os candidatos que possuem CADúnico.
Essa é a segunda turma de Pescador Profissional Nível II ofertada pelo campus Itajaí. A primeira aconteceu no início desse ano. O Câmpus também ofertou duas turmas de pescador profissional Nível I, que é capacitação mais básica para os pescadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (47) 3390 – 1200.