Itajaí é oficialmente a Capital Nacional da Pesca

Foi sancionado o Projeto de Lei que reconhece a cidade de Itajaí, Santa Catarina, como a Capital Nacional da Pesca. De autoria do Senador Esperidião Amin (PP), o Projeto de Lei foi encaminhado para sanção do Presidente Lula no dia 1º de novembro de 2023, após ser aprovado pelo congresso nacional. A lei nº 14.733, de 23 de novembro de 2023, está no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (24).

A região de Itajaí compõe atualmente o maior polo pesqueiro industrial do Brasil e é responsável por mais de 80% de todo atum e sardinha em lata comercializados no Brasil. Santa Catarina exporta anualmente cerca de 40 milhões de dólares em pescado e é o primeiro do ranking em geração de emprego e faturamento no setor.

“A pesca sempre foi um dos pilares econômicos de Itajaí e segue pujante, como uma das principais atividades econômicas catarinense. Temos hoje não apenas o maior e mais moderno parque fabril, como lideramos a geração de emprego e faturamento da pesca brasileira. Este título é uma justa homenagem a nossa região e agradecemos ao senador Amin e a todos que tornam isso possível”, frisou Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região).

Com mais de 300 armadores, cerca de 450 embarcações e mais de 40 indústrias associadas, o SINDIPI é a maior instituição sindical patronal de pesca do Brasil e uma das maiores da América Latina. Desde 1980 mantém um trabalho técnico com o objetivo a pesca através da união do saber acadêmico com a prática da atividade, repassada ao longo das gerações.