Licenciamento ambiental deve ser mais ágil, segundo ministra do pescado

A ministra da pesca e aquicultura, Ideli Salvatti, participa na tarde desta terça-feira de audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Durante encontro, ela pedirá agilidade no licenciamento ambiental para produção de pescado no estado.  De acordo com ela, para aumentar a produção e o consumo de pescado em todo País, será preciso a liberação das licenças ambientais para demarcação e uso das águas dos rios, lagoas, usinas, baías e do mar. Nesses espaços, é possível implantar parques aquícolas, chamada aquicultura, como a que está sendo estruturado em Ilha Solteira. Além do pedido de agilidade na liberação do licenciamento ambiental para aquicultura, a ministra tratará sobre a consolidação de parceria institucional na fiscalização, monitoramento e controle das atividades de pesca marinha. A criação de estrutura própria no estado, como uma secretaria, diretoria ou empresa para atender as demandas do setor também será abordada. Segundo a ministra, para o Brasil se tornar um dos principais produtores mundiais de pescado será preciso união e esforço coletivo de todos os envolvidos com a cadeia produtiva. "Sem contar que ao inserir cada vez mais o peixe na alimentação da população também movimentaremos uma atividade econômica que envolve milhares de famílias, gerando renda, inclusão social e responsabilidade ambiental".

Fonte:A Tribuna

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. Nesta terça e na quarta-feira, um ciclone extratropical que se forma entre o Uruguai e o RS, intensifica o vento na área de pesca. Uma frente fria, associada ao ciclone extratropical, avança pelo Litoral Sul do Brasil na quarta.

Previsão para hoje (08/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com condição de chuva e temporal isolado na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com condição de chuva e temporal isolado na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com condição de chuva e trovoadas na área de pesca.

Tendência: Entre a sexta-feira e o sábado, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite na área de pesca. Vento de S/NE, com rajadas de 40 a 50 km/h. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO A GROSSO COM ONDAS MAIS ALTAS AO SUL DE MOSTARDAS. VENTOS FORTES.

Entre esta terça e quarta-feira, um ciclone extratropical se forma entre o litoral do Uruguai e do RS, deixando o vento intenso e o mar muito agitado, com temporal isolado na área de pesca.

Previsão para hoje (08/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, mais intensas ao sul de Mostardas. Ondas de NE a SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.5 m. Picos mais altos no sul do RS. Céu encoberto com pancadas de chuva e temporal isolado.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, mais intensas ao sul de Mostardas. Ondas de NE a SW de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.5 a 5.0 m. Picos mais altos no sul do RS. Nebulosidade variável e pancadas de chuva com risco de temporal isolado.

Quinta-feira, ventos de NW a NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.5 m e picos de 4.0 a 5.0 m. O ciclone extratropical começa a se afastar para o oceano, mas ainda mantém a nebulosidade e a condição de chuva na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira e sábado, o ciclone extratropical se desloca para alto mar, porém mantém o fluxo de umidade provocando pancadas de chuva entre a tarde e noite. Vento de NE/NW com rajadas de 40 a 50 km/h. Mais intensas ao sul do RS. Mar agitado na sexta-feira com picos de 3m, diminuindo no sábado.

Fonte: Epagri/Ciram