Manifestações contrárias ao aumento do número de vereadores chegam às ruas de Itajaí - SINDIPI apoia campanha

ITAJAÍ - A partir de hoje, outdoors com mensagens contrárias ao aumento no número de vereadores serão espalhados pelo Centro e bairros de Itajaí. A iniciativa é de seis entidades de classe, que tentam convencer os parlamentares favoráveis a elevar a quantidade de cadeiras na Câmara a mudar de ideia antes da segunda votação do projeto, prevista para ocorrer em agosto. Se a emenda à Lei Orgânica for aprovada, Itajaí, que hoje conta com 12 vereadores, passará a ter 21. Em Brusque e Indaial também há outdoors espalhados por pontos centrais defendendo a manutenção das vagas atuais .   O protesto em Itajaí é encabeçado pela Associação Empresarial de Itajaí (Acii), em parceria com a Associação dos Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (Adac), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Intersindical Patronal, Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despacho de Santa Catarina (Sindasc) e Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).   Além dos outdoors, as entidades também vão distribuir 8 mil panfletos explicando o porquê da posição contrária ao aumento. A presidente da Acii, Maria Izabel Pinheiro Sandri, diz que se trata de prioridades:  – O aumento vai gerar custos e Itajaí tem outras demandas, como saúde, segurança e educação.

Abaixo-assinado recolhe apoio contra aumento na internet

Dia 12 de julho, as associações já haviam encaminhado um manifesto à Câmara posicionando-se contrárias à emenda na Lei Orgânica que garante as vagas a mais. Mesmo assim, o projeto foi aprovado em primeira votação por nove a três. Enquanto os empresários fazem pressão nas ruas, o Observatório Social de Itajaí se manifesta na internet. Desde sexta-feira, a página da entidade (www.ositajai.com.br) passou a exibir um abaixo-assinado online para pedir a manutenção no número de cadeiras na Casa. Para o coordenador do Observatório Social, Jonas Tadeu Nunes, a posição favorável da maioria dos vereadores desrespeita a opinião pública:  – A campanha é para discutir o papel do vereador na sociedade. Eles votaram no primeiro turno pelo aumento, mas não estão representando a vontade do povo. Nem vereadores nem partidos estão fazendo o seu papel.   Um levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, divulgado em maio, mostrou que 65% dos itajaienses são contrários à ampliação no número de vereadores em Itajaí.

Fonte:Jornal de Santa Catarina