Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti visita Manaus

A Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, chega à Manaus nesta quinta-feira (31). Em pauta a participação no encerramento do Encontro Brasil-Noruega para desenvolvimento da pesca e aquicultura, audiência com o Governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, e reuniões com o setor pesqueiro e aquícola. Na sexta-feira (01) a Ministra e a embaixadora da Noruega Turid Eusébio fazem o encerramento do Encontro Brasil-Noruega para o desenvolvimento da pesca e aquicultura. O encontro que contou com representantes dos dois países teve início na última segunda-feira (28) e tratou de importantes temas para o desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola, como gestão governamental da pesca e da aquicultura, intercâmbio entre instituições de pesquisa e formação, treinamento de recursos humanos e o Bioma Amazônia. No encerramento será apresentado o Plano de Trabalho do Memorando de Entendimento firmado em 2009 que agora será colocado em prática. Além do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Noruega, participaram dos entendimentos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério de Minas e Energia (MME) e Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e governo do estado do Amazonas.  Nesta quinta-feira, Ideli se reúne com o Governador, na sede do Governo, para tratar de convênios a serem celebrados entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Governo do Estado do Amazonas e ações de licenciamento ambiental. Ainda em Manaus, a Ministra Ideli, se reúne com o setor pesqueiro e aquícola e entrega, para o município de Manaus fábricas de gelo, caminhões feira e frigorífico que auxiliarão na estruturação da cadeia produtiva amazonense. Em Manacapuru, Salvatti visita empreendimentos relacionados ao setor, como as fazendas de piscicultura e frigoríficos e inaugura uma Unidade Municipal de Produção de Alevinos. Ideli permanece no Amazonas no final de semana, quando irá conhecer a hidrelétrica de Balbina e a pesca ornamental em Barcelos.

Fonte:Portal Amazônia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta-feira, um sistema de alta pressão no oceano e o Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) atuam na área de pesca, mantém nebulosidade e chuva isolada entre Florianópolis e Paranaguá. Na sexta-feira, nevoeiros ao amanhecer com mais nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Previsão para hoje (31/03/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos próximos a Paranaguá. Variação de nebulosidade com condição de chuva isolada entre Florianópolis e Paranaguá.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos próximos a Paranaguá. Céu com muitas nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Sábado, ventos de E a SW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos próximos a Paranaguá. Céu com muitas nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Tendência: No domingo, presença de sol e algumas nuvens na área de pesca. Na segunda-feira, presença de sol com mais nuvens e chance de chuva isolada entre São Francisco do Sul e Paranaguá. Vento de E/NW, com rajadas de 40 km/h. Ondas com picos entre 1.5 e 2.0 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta-feira, um sistema de alta pressão no oceano mantém presença de sol entre nuvens na área de pesca. Na sexta-feira, formação de nevoeiros na madrugada e, no decorrer do dia, uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuva isolada na área de pesca.

Previsão para hoje (31/03/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nevoeiros no período noturno. com sol com variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Sábado, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol com variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Tendência: No domingo, presença de sol e algumas nuvens na área de pesca. Na segunda-feira, uma frente fria que passa por alto mar com mais nuvens e chance de chuva isolada, nas proximidades de Chuí e entre Mostardas e Tramandaí. Vento de SE/SW, com rajadas de 40 km/h. Ondas com picos entre 1.5 e 2.0 m, mais altos próximos a Chuí.

Fonte: Epagri/Ciram