Ministro da Pesca e Aquicultura participa das discussões da Conferência Rio +20

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, participou nesta segunda-feira (08/08) da II Reunião da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O evento aconteceu, às 17h00, no Palácio Itamaraty. Além do ministro Luiz Sérgio, estiveram presentes representantes de outras pastas, entre eles, José Elito, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Ana de Hollanda, ministra da Cultura; Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente e Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores. A Comissão Nacional, criada pelo Decreto 7.495, de 7 de junho de 2011, tem como objetivo promover a interlocução entre as diversas esferas de Governo e da sociedade civil com a finalidade de articular os eixos da participação do Brasil na Rio+20. Fazem parte desta comissão Órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, representantes do meio acadêmico, do empresariado, dos trabalhadores, de comunidades indígenas e tradicionais, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais. A I Reunião da Comissão Nacional ocorreu em 1º de julho, no Palácio Itamaraty.  A Rio+20 será realizada de 28 de maio a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, e tem potencial para ser o mais importante evento de política internacional dos próximos anos. Para o Segmento de Alto Nível da Conferência (de 4 a 6 de junho), espera-se a presença de grande número de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas. O principal objetivo da Rio+20 é a renovação do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável. A Conferência deverá estabelecer uma nova agenda internacional para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Além de deliberar sobre dois importantes temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável. A proposta brasileira de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelos países-membros das Nações Unidas durante a 64ª Assembléia-Geral (2009-2010). Na qualidade de país-sede e presidente da Conferência, o Brasil trabalhará para que a Rio+20 adote decisões positivas e concretas em favor do desenvolvimento sustentável.

Fonte: MPA

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, VENTOS FORTES E AUMENTO DA AGITAÇÃO MARÍTIMA COM RISCO DE RESSACA. Entre esta segunda e terça-feira, um sistema de baixa pressão se forma e se desloca para o oceano, provocando chuva e temporal isolado na área de pesca.

Previsão para hoje (08/08/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Encoberto com chuva, risco de temporais com raios, na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Risco de ressaca. Encoberto com chuva, risco de temporais com raios, na área de pesca, melhorando entre a tarde e noite.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m com risco de ressaca entre a madrugada e manhã. Nebulosidade variável e chance de chuva fraca e isolada, com aberturas de sol no decorrer do dia.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, sol com algumas nuvens na área de pesca. Vento de NE, com rajadas de 40 a 70km/h, sendo as mais intensas previstas ao sul de Florianópolis. A agitação marítima diminui especialmente na sexta.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ MAR MUITO AGITADO A GROSSO COM RISCO DE RESSACA E VENTOS FORTES. Entre esta segunda e terça-feira, um sistema de baixa pressão se forma e se desloca para o oceano, provocando chuva e temporal isolado na área de pesca.

Previsão para hoje (08/08/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Predomínio de nuvens com chuva, risco de temporais com raios, principalmente ao norte de Mostardas.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de E a NE, força 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 4.5 m. Risco de ressaca! Encoberto com chuva na área de pesca, melhorando entre a tarde e noite.

Quarta-feira, ventos de NE, força 4 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 3.0 m e picos de 3.5 m. Risco de ressaca na madrugada e manhã. Sol com algumas nuvens na área de pesca.

Tendência: Nevoeiros ao amanhecer com sol entre algumas nvuens na quinta e sexta-feira. Vento de NE, com rajadas de 40 a 70km/h, mais intesas na quinta. A agitação marítima diminui especialmente na sexta.

Fonte: Epagri/Ciram