Ministro da Pesca participa da inauguração da primeira indústria de Bacalhau

MANAUS – A inauguração da 1ª Indústria de Processamento de Pirarucu da Amazônia acontecerá nesta quinta-feira (25), a partir das 10h, na Industria de Processamento. O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, participará da solenidade de abertura. A unidade é a primeira da América do Sul e está instalada em Maraã (a 635 quilômetros de Manaus), com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas de pescado por ano. A obra é fruto de convênio entre a Secretaria de Produção Rural do Amazonas e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outra unidade semelhante – feita em parceria com a Suframa – está em fase de conclusão no município de Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus). De acordo com a Secretaria de Produção Rural do estado do Amazonas a escolha dos municípios de Maraã e Fonte Boa deve-se ao fato da região produzir 85% do pirarucu manejado do Amazonas, na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Mas nem só Mamirauá vai abastecer as indústrias com pirarucu. As demais reservas sustentáveis do estado também abastecerão as fábricas.

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, MAR POUCO AGITADO. Nesta quinta-feira, uma nova frente fria se forma e avança rapidamente pela área de pesca, deixando o tempo instável com chuva. Na sexta, um sistema de alta pressão favorece a presença de sol entre nuvens e o declínio das temperaturas.

Previsão para hoje (25/08/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a SW, força 3 e rajadas de 40 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 m, diminuindo no fim do dia. Céu encoberto com condições de chuva e trovoadas na área de pesca, devido a uma nova frente fria.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Chuva isolada na madrugada, melhorando com nebulosidade variável e aberturas de sol na área de pesca. Temperatura em declínio.

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol com aumento de nuvens na área de pesca.

Tendência: Entre o domingo e a segunda-feira, céu encoberto com chuva na área de pesca devido a formação e deslocamento de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano. Vento de NE/N, passsando a SE, com rajadas de 40 a 70km/h, mais intensas de NE na madrugada e manhã de domingo e nas próximidades de Laguna. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR POUCO AGITADO. Nesta quinta-feira, uma nova frente fria se forma e avança rapidamente pela área de pesca, deixando o tempo instável com chuva. Na sexta, um sistema de alta pressão favorece a presença de sol entre nuvens e o declínio das temperaturas.

Previsão para hoje (25/08/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE/NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Céu encoberto com chuva devido a uma frente fria, que se forma e avança rapidamente pela área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Um novo sistema de alta pressão favorece a presença de sol no decorrer do dia.

Sábado, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas no decorrer do dia na área de pesca, devido a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão).

Tendência: No domingo, condições de chuva na área de pesca, devido a formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. Na segunda-feira, ainda ocorre chuva ao norte de Mostardas. Vento de NE, passando a SW/SE, com rajadas de 40 a 70km/h, mais intensas de NE na madrugada e manhã de domingo. Mar mais agitado na madrugada e manhã de domingo, diminuindo gradativamente depois.

Fonte: Epagri/Ciram