Ministro da Pesca se reúne com setor pesqueiro de Santa Catarina

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, estará em Santa Catarina, na próxima segunda-feira, para se reunir com o setor pesqueiro do Estado. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, em Itajaí, na sede do sindicato. O ministro deve receber reivindicações do setor e discutir ações para a modernização do setor da pesca industrial.

Eduardo Lopes desembarca em Itajaí na manhã de segunda-feira. Haverá um roteiro para que ele conheça algumas das principais indústrias sardinheiras e de pesca da região. Depois de um almoço promovido pelo setor, ele realiza abertura do encontro, na sede do Sindipi, em Itajaí, às 14h30 horas.

A sardinha é um dos principais recursos pesqueiros do País e passou por um processo de revitalização, a partir de 2003, com mudanças nas políticas dos defesos (períodos de paralisação da pescaria para a reprodução das espécies). Em 2012, segundo pesquisa recente, atingiu a marca de 50 mil toneladas desembarcadas nos portos e nas empresas do Estado. A demanda por este peixe, no entanto, é ainda maior e o governo tem autorizado a importação do produto, nos últimos anos, para atender as indústrias de enlatados. A melhor oferta do produto derrubou os preços este ano e levou a uma greve por parte dos pescadores artesanais, que entregam o peixe às indústrias. O governo foi responsável por mediar o conflito e espera, a partir de agora, construir alternativas para a melhoria das condições de produção do setor.

Pauta: Encontro da Cadeia Produtiva da Sardinha com o ministro da Pesca e Aquicultura
Quando: Segunda-feira, 12 de maio, em Itajaí
Onde: Sede do Sindicado da Indústria da Pesca (Sindipi)
Horário: 14h30 horas