Ministro divulga o Plano Safra da Pesca e Aquicultura em eventos do setor no Nordeste

Uma série de atividades voltadas ao fomento da aquicultura e à divulgação do Plano Safra marcou a agenda do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, ao Nordeste, na última quarta-feira (07). Em Maceió, o ministro participou do Seminário Alagoano de Aquicultura, e em Salvador, da Solenidade de Abertura da III Aquapescabrasil.

Durante o seminário, o secretário de estado de Pesca e Aquicultura de Alagoas, Régis Cavalcante, ressaltou a importância da aquicultura para o estado. "Esse seminário deseja discutir o empreendedorismo na aquicultura alagoana. Se colocarmos tanques-rede nas nossas águas, será bem melhor. Cada módulo do Alagoas Mais Peixe pode produzir 500 quilos de peixe por semana. Com visão associativa, vamos fechar a cadeia produtiva, e com o apoio do ministro e de todos os parceiros, podemos construir um ramo que gere mais emprego, renda e inclusão social", afirmou o secretário.

Crivella destacou que o Plano Safra da Pesca e Aquicultura poderá transformar o estado em um grande produtor de pescado. "Com as riquezas naturais de Alagoas e as linhas de crédito especiais do Plano, com juros reduzidos e prazos maiores, os pescadores e aquicultores terão oportunidade de incrementar a produção de pescado do estado", declarou o ministro.

Na Solenidade de Abertura da Aquapescabrasil, Crivella conversou com pescadores, marisqueiras, produtores e representantes do setor. Estavam presentes o governador do estado, Jaques Wagner; o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli; o vice-presidente do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região), Joaquim Anacleto; o deputado Mário Negromonte Filho, e o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln.

"A presidenta Dilma lançou um plano muito importante para o nosso setor. Com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura a nossa produção atingirá 2 milhões de toneladas de pescado em dois anos. É um incentivo para todos os senhores. Temos linhas de credito específicas para pequenos, médios e grandes produtores com redução das taxas de juros, aumento dos prazos de carência e pagamento para produção de pescado. Basta ir à Superintendencia do estado com o projeto", salientou Crivella.

Fonte: AI MPA