Ministro Luiz Sérgio desenvolve cooperação com a Islândia na área da Pesca e Aquicultura

O presidente Olafur Ragnar Grimsson, da Islândia, recebeu, na tarde desta sexta-feira (19), o ministro Luiz Sérgio, na residência oficial do governo islandês, em Reykjavik. Os dois conversaram por uma hora e vinte minutos sobre o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área da pesca e da aquicultura. O presidente lembrou que a atividade pesqueira foi a principal responsável pelo processo de recuperação da Islândia - cuja economia é fortemente ancorada na produção de pescado, especialmente bacalhau - depois da grave crise econômica que atingiu o país nos últimos anos. O ministro Luiz Sérgio disse que o Brasil vive um momento de despertar para as possibilidades econômicas dos setores pesqueiro e aquícola e que a própria criação do Ministério da Pesca e da Aquicultura é uma prova de que o governo brasileiro reconhece o potencial da atividade.

"Neste sentido, acredito que temos muito a aprender com a Islândia e esperamos estreitar nossos laços de cooperação mútua", disse Luiz Sérgio. Um primeiro passo foi dado pela manhã durante encontro do ministro brasileiro com o ministro da Pesca e Agricultura da Islândia, Jon Bjarnason. Os dois assinaram um memorando de entendimento "com a intenção de desenvolver a cooperação entre os dois países e de fomentar as relações entre os respectivos setores da pesca e da aquicultura". O documento prevê o intercâmbio de conhecimento científico, informação e técnicas de captura, transformação, distribuição, transporte e comercialização de produtos pesqueiros e aquícolas. Além das reuniões com o governo, o ministro Luiz Sérgio visitou ainda duas das maiores empresas da cadeia produtiva do pescado na Islândia, a HB Grandi, que atua nas áreas de captura e processamento de pescado, e a Marel, empresa de alta tecnologia na área de máquinas para processamento de alimentos, que já possui duas unidades no Brasil, em São Paulo e no Paraná.

Fonte: MPA

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO. RISCO DE RESSACA! AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES. RISCO DE RESSACA! Nesta terça-feira, tempo instável com céu encoberto com chuva área de pesca, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Litoral Catarinense e ao Jato Subtropical (ventos fortes no altos níveis da atmosfera). Na quarta-feira, variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Previsão para hoje (23/08/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Risco de ressaca! Tempo instável com céu encoberto com chuva área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Risco de ressaca! Variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas entre Florianópolis e Laguna. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Mais nuvens com chuva isolada na área de pesca, devido a aproximação de uma frente fria.

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, nebulosidade variável e chuva isolada na área de pesca, especialmente entre Florianópolis e Paranaguá, devido a circulação marítima e uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. No sábado, mais nuvens com condições de chuva entre tarde e noite na área de pesca. Vento de NE/E com rajadas de 40 a 60km/h, mais intensas entre a tarde e noite de sábado nas proximidades de Laguna. Ondas de SE/S com picos de 2.0m a 2.5m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Nesta terça-feira, tempo instável com predomínio de nuvens e chuva área de pesca, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Litoral Catarinense e ao Jato Subtropical (ventos fortes no altos níveis da atmosfera). Na quarta-feira, presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para hoje (23/08/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Tempo instável com predomínio de nuvens e chuva área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Presença de sol entre nuvens na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Mais nuvens na área de pesca, com chuva entre tarde e noite entre Laguna e Mostardas, devido a aproximação de uma frente fria.

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, nebulosidade variável e chuva isolada na área de pesca, devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. Vento de SW/NE com rajadas de 50 a 70km/h. Ondas de S/SE com picos de 2.5m a 3.0m.

Fonte: Epagri/Ciram