Ministro participa do II Grito da Pesca e Aquicultura

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella participou neste sábado (26), do II Grito da Pesca e Aquicultura. O evento organizado pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores - CNPA, no município de Rio do Fogo, no Rio Grande do Norte reuniu mais de dez mil pescadores, representantes de federações e colônias, autoridades políticas, entre eles, a governadora do estado Rosalba Ciarlini e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho.

Na abertura, o presidente da CNPA, Abraão Lincoln falou sobre as reivindicações dos pescadores e aquicultores e ressaltou a importância de uma revisão acerca da lei ambiental.

“A lei do jeito que está impede o crescimento do país. A questão de ordem ambiental não dá autonomia para viabilização do crédito se não tiver a licença ambiental para entregar no banco. Estamos lutando pelo fim do compartilhamento das decisões do Ministério da Pesca e Aquicultura com o Ministério do Meio Ambiente, da retirada do PIS/COFINS para o setor industrial da pesca e aquicultura, e pelo fim do licenciamento para a pesca da lagosta. Queremos que o Brasil passe a trabalhar com cotas”, afirmou Abraão.

Em seu discurso, Crivella tranquilizou os pescadores com relação à licença para a pesca da lagosta, no estado. Segundo o ministro, um subcomitê científico está estudando a viabilidade de cotas.

“Os nossos cientistas estão vendo como é que podemos implantar a questão das cotas, que vai ser uma questão redentora para acabar com a briga, com a diferença de rico pra pobre. Assim, cada um terá sua cota, disse o ministro.

O ministro  Crivella terminou seu discurso lendo a oração que fez pelos pescadores:
Quando o pescador sair prá pescar e for prá bem longe no mar que Deus o ajude a voltar.
Quando o pescador sair prá pescar que Deus o proteja da chuva, da força das ondas, do vento frio a soprar.
Quando o pescador sair prá pescar que a rede que ele  lançar traga peixes para comer, para vender e se um pobre com fome encontrar, ajudar.
Quando o pescador sair prá pescar que Deus lhe dê paciência quando no lixo do mar a  sua rede rasgar.
Quando o pescador sair prá pescar que Deus lhe proteja a familia, na sua ausência do lar, que é o preço mais alto que o  peixe  lhe obriga a  pagar.
Quando o pescador sair prá pescar que  haja fartura nas águas e gaivotas no céu a voar, que haja  vento na vela e  as ondas que cruzam o mar, que resplandeça a esperança no brilho do seu olhar.
Quando o pescador sair prá pescar que Deus abra seus olhos para ver o peixe no mar e a ternura no olhar de quem ama quando prá casa voltar, mas acima de tudo ele  veja a  graça do seu Criador e o amor de Jesus lá na cruz, por onde quer que andar.
Quando o pescador sair prá pescar e nada pegar, e na volta cansado no seu barco chorar, que cada lágrima vertida seja dada ao mar que delas há de lembrar quando amanhā novamente  o pescador sair para pescar.
E quando o pescador enfim nāo puder mais sair prá pescar que Deus o guarde da maresia da alma, da melancolia, e não lhe tire a alegria, de olhar o mar e orar, quando  um outro pescador, em seu lugar, sair prá pescar.
Foi Deus quem te fez pescador, tua alma e o mar se unir. Tu pensas que és dono do mar, mas o mar é que é dono de ti.
Senhor,  abençoai o pescador!

Entrega de Unidade Móvel Odontológica
Em seguida, o ministro entregou uma unidade móvel odontológica para pescadores do município. A ambulância possui equipamentos de raios-X, cadeira odontológica de última geração, gerador de energia, ar condicionado de 9 mil BTU, reservatório de água e tem condições de realizar tratamentos complexos.
Durante o todo o dia, o evento teve uma extensa programação com shows e várias atividades para os pescadores e aquicultores.

Homenagens

A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores homenageou o Comandante da Polícia Militar do estado, Coronel Francisco Araújo e o Comandante da Companhia Independente da Polícia Ambiental, Major Castelo Branco com a Comenda “Café Filho”, que foi concedida a eles pela boa relação da polícia militar com os pescadores.